Skip directly to content

“Espaço Senar” será montado para atender público da 41ª Exporã

“Espaço Senar” será montado para atender público da 41ª Exporã

13/03/2015 - 16:45

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural participará da 41ª Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã com início nesta-feira (13) e se estenderá até 22 de março. Os visitantes poderão conhecer o “Espaço Senar”, no qual receberão atendimento sobre os cursos oferecidos e ainda se cadastrarem para turmas oferecidas no decorrer do ano.

Durante a feira serão oferecidas 10 capacitações com a finalidade de divulgar a carteira de cursos e atender as principais demandas de produtores e trabalhadores rurais da região. As 125 vagas disponibilizadas já foram preenchidas por turmas que participarão dos seguintes cursos: Produção Caseira de Pães, Bolos e Salgados, Processamento de Carne de Peixe, Cooperativismo (módulo básico), Agricultura de Precisão, Programa Inclusão Digital Rural, Cultivo de Orquídeas, NR31 para trabalhadores com agrotóxico e NR 33 para trabalhadores em espaços confinados.

Coube ao Sindicato Rural, solicitar os cursos e promover a mobilização de interessados em participar das qualificações. Na avaliação do superintendente regional do Senar, Rogério Beretta o envolvimento dos parceiros foi essencial na efetivação das matrículas e oferecerá mais um diferencial em feiras e eventos do setor. “A aceitação e participação dos produtores e trabalhadores rurais foram muito positivas e a equipe de mobilização está de parabéns. Pretendemos ampliar a participação do Senar nestes eventos, a fim de que alcance maior número de participantes em nossas qualificações”, reforçou.

Na ocasião, os visitantes terão oportunidade de participar de três palestras que abordarão temas importantes para cadeia produtiva do agronegócio, são elas: Sucessão Familiar, O PTIn (Parque Tecnológico Internacional) e o desenvolvimento territorial da faixa de fronteira de MS e a Atuação da Aprosoja MS – Projeto Siga MS e Soja Plus.

Educação e cidadania – Desde 2014, o Sindicato Rural de Ponta Porã desenvolve o projeto “O Broto”, criado com a finalidade de explicar para alunos do Ensino Fundamental, a relação do homem do campo com o meio ambiente e a importância do seu trabalho para cidade. Na edição deste ano, cerca de 600 alunos do 4ª, 5ª e 6ª ano serão divididos em turmas e visitarão a exposição no período da manhã e tarde.

Os estudantes terão acompanhamento da instrutora Tainara Terena, do Senar/MS que conduzirá oficinas com temas focados no conhecimento dos alunos sobre a importância do homem do campo e o meio ambiente, concurso de redação com o tema ‘Produtor Rural’, produção de mudas em sacolas plásticas e plantação de mudas no local.