“Melhor ganho por animal é resultado de bom manejo”, afirma pesquisador da Embrapa
“Melhor ganho por animal é resultado de bom manejo”, afirma pesquisador da Embrapa
“Com o manejo bem feito do pasto, o produtor tem o melhor ganho por cabeça, reduz o tempo do animal na propriedade e faz o dinheiro girar mais rápido”. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ademir Hugo Zimmer, que palestrou durante o Worshop promovido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Camapuã para 130 produtores rurais da região norte do Estado.
A iniciativa atende a demanda dos empresários rurais que participam do programa de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial ‘Mais Inovação’, cujo objetivo é promover a transferência de tecnologias na atividade agropecuária, fomentando ainda o empreendedorismo, aumento da produtividade e rentabilidade da atividade rural. A aptidão pecuária do município, localizado na região norte do estado possibilitou atendimento do ATeG no Mais Inovação, Mais Leite e ABC Cerrado, totalizando 94 propriedades rurais atendidos pela equipe técnica do Senar/MS.
O palestrante discorreu sobre o tema ‘Adubação e Manejo de Pastagens’. Levando em consideração que cada animal custa em torno de um real para cada dia que permanece na pastagem. “Adubação implica em aplicação de dinheiro e por isso exige um manejo adequado para que não haja perdas”, ressalta.
Para o presidente do sindicato, Saturnino Silvério Pereira, o momento foi oportuno para tirar dúvidas. “O produtor sempre questiona quando deve iniciar ou parar uma adubação. O assunto foi esclarecido durante a palestra, por isso, o evento foi bastante produtivo. O Senar/MS tem atendido o Sindicato prontamente e os produtores solicitam cada vez a vinda de iniciativas como esta”, explica.
Após a palestra, 53 participantes das cinco turmas de capacitação do ABC Cerrado receberam certificados.