Skip directly to content

“Mesmo com a instabilidade, produtor rural segue com força e bravura”, afirma presidente.

“Mesmo com a instabilidade, produtor rural segue com força e bravura”, afirma presidente.

15/01/2016 - 17:15

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS – realizou o primeiro evento oficial da Casa Rural, nessa quinta-feira (14), em Campo Grande.

Organizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, instituição integrante do Sistema Famaul, o “Lançamento da Colheita de Soja e Plantio do Milho Safrinha” teve a presença de representantes dos sindicatos rurais, autoridades, pesquisadores, imprensa e estudantes.

Na mensagem de abertura, o presidente Mauricio Saito destacou que o lançamento marca a abertura de intensas atividades do Sistema Famasul, a exemplo dos três primeiros meses do ano.

“É uma alegria iniciar nosso calendário com a casa cheia de amigos e parceiros. Hoje temos o lançamento e, já na semana que vem, todos estão convidados a conferir a 22ª Showtec, em Maracaju, que recebe nossa parceria; fevereiro registra um dos eventos mais importantes para nós, que o é Encontro de Instrutores, momento especial de troca de conhecimento e experiências com esses profissionais que estão diretamente no campo com o produtor rural; e em março estamos com mais uma edição da Dinapec, em parceria com a Embrapa, evento tradicional e de grande importância para nosso Estado”, afirmou.

O presidente comentou ainda que, embora as circunstâncias climáticas estejam desfavoráveis aos agricultores de Mato Grosso do Sul, a expectativa é otimista.

“Mesmo a instabilidade da economia e com o tempo imprevisível, o produtor rural, em especial os sojicultores, demonstra mais uma vez sua força e bravura. É uma característica do setor enfrentar esse tipo de desafio e alcançar a superação, resultado que reflete o constante investimento em tecnologia, inovação e sustentabilidade. A partir das previsões de hoje, estamos com a expectativa de que seja uma boa safra”, pontuou.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, afirmou que o evento é animador para todo setor rural.

“Iniciar o ano nos reunindo, em um lançamento que mostra as dificuldades do momento, mas com perspectivas de melhora, é muito bom e nos anima para 2016”, disse.

O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, ressaltou que os produtores de Mato Grosso do Sul tem contribuído, constantemente, para o encaminhamento de questões importantes do país.

“A conferir pelo trabalho exemplar da Aprosoja/MS, observamos que ano a ano, o estado vem crescendo em resultado de produção. A preocupação não é somente em quantidade, mas em ter qualidade. Os produtores daqui são referência nisso”, ressaltou.

Representando o Governo do Estado na solenidade, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Mendes Lamas, reforçou que, diante dos vários desafios atuais, o lançamento é positivo.

“Estamos em um espírito de união e esforço para alcançar um objetivo comum, que é solucionar as atuais dificuldades relacionadas às fortes chuvas. Considero esse evento como uma agenda positiva e acontece em um momento extremamente oportuno, deixando a mensagem de superação e parceria entre todos os setores. Estamos com várias frentes de trabalho em áreas distintas do estado, com atenção especial aos municípios do sul do estado, onde se concentra uma importante área produtora, para ajudar no que for preciso e viável”, declarou.

Na apresentação dos números do Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, afirmou que a área plantada no Estado corresponde a 2,4 milhões de hectares, acréscimo de 4,1% se comparado ao ciclo anterior. A produção está estimada em 7,2 milhões de toneladas, 4,1% frente à temporada 2014/2015. Os dados que confirmam safra histórica do grão no Estado.

“A produtividade deve manter igual à média da temporada anterior, 50 sacas por hectare, número que nos mantém na 5ª posição da lista dos maiores produtores de grão do Brasil. Os dados preliminares são positivos, reflexo do desempenho do produtor rural que investe em tecnologia e consegue amenizar os efeitos das intempéries climáticas de um super El Ñino, fortes chuvas e calor intenso”, explica o presidente.

A solenidade teve a participação do vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; da diretora-secretária, Terezinha Candido; do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta; da presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e vice-presidente regional da Famasul, Edy Elaine Biondo Tarrafel, do presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke; e da presidente do MNP Jovem, Amanda Rocha.