Skip directly to content

“Os jovens estão atentos às variadas possibilidades do agronegócio”, diz Roberta Maia

TRANSFORMANDO VIDAS

“Os jovens estão atentos às variadas possibilidades do agronegócio”, diz Roberta Maia

07/05/2021 - 08:30

“Os jovens estão atentos a todas as possibilidades do campo e buscando participar de alguma maneira das diversas áreas do agronegócio”. A afirmação é da jovem produtora rural, Roberta Maia, que descobriu sua paixão pelo setor quando frequentava a faculdade de Administração. Hoje, à frente da propriedade da família, passou por uma grande mudança após conhecer o Senar/MS. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Sou filha, neta e sobrinha de produtor rural. Nasci no agro e isso mudou totalmente a minha vida, por isso venho buscando conhecer mais o setor. Com isso, cheguei ao Senar/MS, ainda na faculdade, quando me interessei pela administração da empresa rural. Eu queria entender a dinâmica dos negócios da família e acabei me apaixonando pelo setor. Me ajudou a ter um olhar diferente sobre o agronegócio”, lembra Roberta.

Ela acredita que, assim como ela, muitos jovens estão mudando suas visões sobre as atividades no campo, especialmente em um estado como Mato Grosso do Sul, voltado à agropecuária.

 “Eles já entenderam que há muita oportunidade e que é possível atuar em diversas áreas do agro, com as habilidades e perfil de cada um. Isso está fazendo com que os jovens se interessem mais pelo campo, sempre procurando achar uma pontinha para participar e contribuir de alguma maneira no setor”, ressalta.

Além das capacitações do Senar/MS, Roberta procurou a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) para a ovinocultura da propriedade da família, localizada em Campo Grande .

“Nossa chácara foi uma das propriedades da primeira turma da ATeG Ovinocultura do Senar, há cerca de 3 anos. Passamos a observar os índices econômicos, sendo possível ter uma maior rentabilidade, porque ficou mais fácil enxergar aonde chegar, o que precisa ser feito para organizar tudo e tornar a atividade viável nos aspectos social, econômico e ambiental”.

Seja pela assistência técnica ou pelos cursos, Roberta reforça que o Senar transforma vidas por meio do conhecimento. “Levar orientação para que as pessoas façam coisas da melhor forma possível é o principal papel do Senar. O conhecimento é o principal agente de mudança, para realmente transformar uma vida”, diz.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre os Jovens no Campo em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu