“Trabalhamos para vocês, produtores, e também para o futuro”, diz presidente do Sistema Famasul
“Trabalhamos para vocês, produtores, e também para o futuro”, diz presidente do Sistema Famasul
Além das longas horas de trabalho no campo, das responsabilidades com a família e da administração da produção, dedicar um tempo da semana para se capacitar. A rotina seria puxada e eles sabiam, mas foi a escolha dos 716 alunos dos cursos de formação profissional do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, do município de Terenos.
O esforço de um ano cheio de desafios econômicos foi traduzido em emoção e realização na cerimônia de certificação dos concluintes na nessa segunda-feira (14), que registrou um público de, aproximadamente, mil pessoas, formado por produtores rurais, pesquisadores, autoridades, técnicos e instrutores, alunos e instituições.
Emoção por confirmar que a escolha em se capacitar é o caminho certo, e realização por já contabilizar, por meio dos cursos, maior produtividade e lucro.
Os bons resultados, para o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, refletem os pilares da atual gestão: compartilhamento de conhecimento e capacitação.
“Temos hoje aqui reunidos representantes de várias parcerias de trabalho, que oportunizaram a melhoria na produção de centenas de pessoas economicamente ativas. Importante reforçarmos que nossa meta é ir além, é atender não somente o adulto, mas também a criança, como fazemos por meio do projeto Agrinho. Entendemos que o aprendizado dessa criança hoje será aplicado na sociedade daqui cinco, dez anos. É uma iniciativa para que possamos ter, futuramente, cidadãos instruídos e conscientes”, afirma o presidente destacando que o Agrinho irá dobrar o atendimento em 2016.
Em 2015, com a participação do Governo do Estado e dos Municípios, o projeto levou conhecimento transversal sobre diversidade cultural, ética meio ambiente, para 60 mil alunos. O próximo ano a meta do Sistema Famasul é impactar 120 mil estudantes.
“Trabalhamos para vocês, produtores, e também para o futuro”, pontuou o presidente.
A experiência com o projeto Agrinho foi destaque no discurso da prefeita de Terenos, Carla Dias, município vencedor 2015 em número de premiações e na categoria premiação máxima.
“A parceria entre a prefeitura de Terenos e o Sistema Famasul é de grande importância e, como disse o presidente, não somente para o homem do campo, mas na vida das crianças do campo. Fechamos 2015 com chave de ouro ao sermos premiados, inclusive, com o melhor projeto pedagógico. Com o Agrinho tivemos um ano ímpar”, afirmou a prefeita.
As diretrizes da atual gestão foram comentadas pela deputada estadual Tereza Cristina Corrêa da Costa, que participou do evento.
“Pessoas que estão à frente do seu tempo, que pensam à frente do aqui e agora colhem resultados como esse. O que vemos nessa cerimônia é ‘case de sucesso’. A atual administração do Sistema Famasul está empenhada e conseguindo executar esse compartilhamento de conhecimento e educação com maestria. Todo o setor agropecuário tem a ganhar”.
O coordenador nacional da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Nacional, Matheus Ferreira Pinto da Silva, esteve na solenidade e explicou que os resultados obtidos em Terenos por meio dos cursos do Senar/MS comprovam que a metodologia de assistência técnica e a capacitação profissional rural funcionam.
“Ver um público desse, essa quantidade de pessoas envolvidas e aprovando os resultados isso para nós é motivo de muita satisfação. A nova gestão do Sistema Famasul, que acaba de começar, está no caminho certo, principalmente por aproveitar e potencializar os principais programas existentes. Temos visto que o presidente tem priorizado aprimorar as capacitações e também aumentar a quantidade de pessoas. Acreditamos que isso vai fazer a diferença aqui no Estado”, diz o coordenador nacional.
Dentre os convidados especiais na solenidade, está o professor da Universidade Federal de Viçosa, Aziz Galvão da Silva Júnior, que veio a Campo Grande especialmente para conferir os resultados em Terenos.
“Estive aqui no início do projeto e é realmente impressionante como ele avançou. Retornar depois de um ano e ver esses resultados com a produção de leite em um estado que é excelência na bovinocultura é muito interessante”.
Além do presidente do Sistema Famasul, da prefeita de Terenos, da deputada estadual e do coordenador nacional do Senar-MS, compuseram a mesa de autoridades a gestora de cursos e eventos representando o Sindicato Rural de Terenos, Nilze dos Santos; o presidente da Cooplaf, Maikon Rezende; o presidente da Câmara Municipal de Terenos, Leandro Caramalac; a Subsecretária de Política para Mulheres, Luciana Azambuja; o deputado estadual Beto Pereira, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, no ato representando Reinaldo Azambuja; o secretário-adjunto de Estado da produção e agricultura familiar, Gerônimo Alves Chaves; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gerson Fachini; a gerente de negócios da superintendência de varejo do Banco do Brasi, Giljane Dourado; o técnico do Sebrae, representando o diretor-superintendente Claudio George Mendonza, Humberto Júnior.