Skip directly to content

5º Encontro Técnico da Avicultura destaca a produção sustentável

13/09/2019 - 14:45

Fotos: Vitor Ilis/Sistema Famasul

O Senar/MS realizou nessa sexta-feira (13), em Sidrolândia, a 64 quilômetros da Capital, o 5º Encontro Técnico da Avicultura, em parceria com o Sindicato Rural do município. A coordenadora do programa de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) em Aves e Suínos, Fernanda Oliveira, representou o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, e ressaltou as ações da instituição. “Eventos como esse trazem informações e capacitações tanto para os produtores rurais, quanto para os técnicos do setor. A avicultura é uma cadeia produtiva muito importante para o estado e, este município é um polo de produção, primeiro no ranking estadual em quantidades de aves e o segundo em produção de ovos”.

Para o presidente do Sindicato Rural, Rogério de Menezes, a iniciativa é relevante para a capacitação dos avicultores do estado. “Nós só temos a agradecer o empenho do Senar/MS em trazer para a região esse momento de tecnologia, e por meio da troca de informações e palestras técnicas, oferecendo a melhor forma de desenvolver a avicultura”.

Segundo o prefeito do município, Marcelo de Araújo Ascoli, a ação difunde ferramentas tecnológicas. “Precisamos cuidar das três frentes da sustentabilidade: social, econômica e ambiental, para que a cada dia possamos obter mais lucros na propriedade, sempre cuidando do meio ambiente e não esquecendo da questão social”, explicou.

O presidente da Avimasul (Associação dos Integrados da Avicultura de Mato Grosso do Sul), Adroaldo Hoffman, ressaltou a importância dos temas para a atividade. “Eu agradeço aos palestrantes que se dispuseram a estar aqui hoje apresentando informações importantes para a nossa atividade”.

Palestras – Com o tema ‘Estratégias para Aumentar a Eficiência na Produção de Frangos de Corte Comercial’, a professora e médica-veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Karina Marcia Ribeiro de Souza Nascimento, destacou o uso eficiente da água na atividade. “O consumo deve ser de acordo com o número de aves para que a produção seja mais assertiva”.

A fiscal agropecuária da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura), Priscilla Nogueira Ferraz Pereira, palestrou sobre a ‘Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas nas Aves de Produção’. “Nós temos que ter cuidado inclusive com as pessoas que trabalham na atividade, para que haja um manejo adequado na atividade”.

O consultor jurídico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Thiago Carvalho realizou as palestras: ‘Lei de Contratos de Integração: Desafios e Oportunidades para o Avicultor’ e ‘A importância das Negociações nas Cadecs’ e alertou sobre a gestão eficiente na propriedade rural. “O produtor que for ingressar numa unidade de integração tem que saber a realidade que ele está se inserindo. A lei de integração tem como objetivo a transparência na sua relação. E isso é importante para saber onde o ele está fazendo o seu investimento”.

Ao final do evento, a coordenadora Fernanda Oliveira, apresentou a metodologia do programa de Assistência Técnica e Gerencial em Aves e Suínos para as mais de 150 pessoas entre produtores rurais e profissionais do setor. O encontro teve a participação do vice-prefeito, Wellison Hernandes; o diretor do Sindicato Rural de Sidrolândia, Félix Ari Bernate; o presidente da Associação dos Avicultores de Sidrolândia, Antônio Marcato; o secretário de Assistência Social de Sidrolândia, Paulo Atílio Pereira; e a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Elaine Brito além de demais lideranças rurais e políticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis