Skip directly to content

Ações do Senar/MS oferecidas ao produtor rural serão apresentadas na Rota do Desenvolvimento

Ações do Senar/MS oferecidas ao produtor rural serão apresentadas na Rota do Desenvolvimento

20/07/2015 - 16:45

Os visitantes que participarem do evento Rota do Desenvolvimento realizado entre os dias 21 e 23 de julho, em Nova Andradina, terão acesso a informações detalhadas sobre dois programas do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o primeiro focado na assistência técnica em bovinocultura de leite e o segundo sobre orientação para elaboração de plano de negócios e gestão da propriedade rural.

Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e pelo Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul, o evento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica no interior do Estado. Além de Nova Andradina, estão confirmadas as participações em Naviraí, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

O Senar/MS apresentará duas palestras no dia 22 de julho, a primeira sobre o programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Leite, para divulgar o trabalho e identificar grupos de produtores rurais que atuam na atividade de pecuária leiteira. Segundo a coordenadora de programas do ATER, Mariana Urt, atualmente 24 produtores são atendidos pelo programa em Nova Andradina e a ideia é estender o serviço para os municípios vizinhos. “A bacia leiteira na região do Bolsão tem potencial produtivo e por isso queremos conhecer os produtores e esclarecer as vantagens do programa Mais Leite”, esclareceu.

Já os produtores interessados em profissionalizar a gestão da propriedade terão oportunidade de acompanhar a segunda apresentação, sobre o NCR – Negócio Certo Rural, programa desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae e que possui a finalidade de contribuir para a melhoria da gestão rural, com foco no empreendedorismo. O atendimento inclui diagnóstico, capacitação e os participantes aprendem a elaborar o plano de negócio adequado para sua atividade.

Na avaliação do superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, a Rota do Desenvolvimento oportuniza uma aproximação maior das entidades participantes e a população economicamente ativa. “Os serviços oferecidos atenderão diversas atividades econômicas, o que atrairá público de toda região. A expectativa do Senar/MS é ampliar ainda mais o atendimento que já desenvolve entre os produtores e trabalhadores rurais da região”, considerou.

Rota do Desenvolvimento – São realizadores do evento: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae/MS, Sesc/MS Serviço Social do Comércio , Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sesi – Serviço Social da Indústria, IEL – Instituto Euvaldo Lodi, Senar, Sest Senat – Serviço Social e de Aprendizagem do Transporte e Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras. Apoiam a iniciativa: Prefeitura Municipal de Nova Andradina, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems – Federação das Associações Empresariais de MS, Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UEMS, UFMS, Assomassul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br no qual é possível realizar a pré-inscrição para o evento.