Skip directly to content

Abramilho apresentará projeto de reestruturação do mercado do milho na Bienal da Agricultura

Abramilho apresentará projeto de reestruturação do mercado do milho na Bienal da Agricultura

03/08/2015 - 16:45

A Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho apresentará um projeto de reestruturação da produção de milho nacional durante a principal vitrine do agronegócio, a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O projeto refere-se a um diagnóstico do setor produtivo do milho no Brasil realizado pela instituição. Para o presidente da Abramilho, Sérgio Bortolozzo, o projeto apresentará soluções e encaminhará procedimentos para os principais gargalos do segmento. Durante a Bienal da Agricultura, no dia 1º de setembro, Bortolozzo participará do debate no painel ‘Importância da Pesquisa, Ciência e Tecnologia e Inovação na Agricultura’.

“Por iniciativa do nosso presidente executivo, ministro Alysson Paulinelli, foi feita uma parceria entre a Abramilho, Fundação Dom Cabral, Embrapa, Universidade de Lavras e Esalq para fazer um diagnóstico da cadeia produtiva do milho no Brasil. Para isso foram realizados nove encontros nas principais regiões produtora, onde foram levantados os problemas e apresentadas as soluções”, ressalta Bortolozzo.

Segundo o dirigente, o documento foi encaminhado ao Governo Federal, por intermédio do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.”Nós, produtores de milho, perdemos a interlocução com o Governo e nossos pleitos passaram a ser desordenado e pouco representativos. Entendemos que elaborar esse documento seria a forma mais objetiva de solução dos problemas”, afirma.

Para o presidente da Abramilho, Sérgio Bortolozzo, a Bienal da Agricultura pode melhorar o desempenho produtivo da agricultura no Centro-Oeste e, consequentemente, em todo o País. “São fóruns de discussões legítimas do nosso negócio, onde tudo é exposto, analisado, concluído e posto em prática para facilitar nossa caminhada”.

Informações disponibilizadas no evento auxiliarão o produtor de milho nas negociações futuras. “Os fundamentos do mercado não são favoráveis, mas muita coisa ainda pode acontecer e nós não deixaremos de plantar por conta disso. Somos persistentes e o nosso povo e o nosso  país precisa de nós”, salienta Bortolozzo.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.