Skip directly to content

Agrinho 2015 entrega material didático regionalizado em 173 escolas da rede pública de MS

Agrinho 2015 entrega material didático regionalizado em 173 escolas da rede pública de MS

17/08/2015 - 16:30

O programa Agrinho 2015, coordenado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural finalizou nesta semana, a entrega do material didático em 173 escolas da rede pública de ensino localizadas em 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Com proposta pedagógica diferenciada, o Agrinho desenvolve os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais que serão trabalhados em sala de aula como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade e conexão campo cidade.

A equipe técnica do Senar/MS realizou reuniões de trabalho com as escolas estaduais e municipais, onde apresentou resumo do programa tendo como destaque a regionalização dos livros dos alunos que agregou valores e potencialidades presentes no Mato Grosso do Sul com temas e imagens regionais, com informações geográficas, históricas e culturais do Estado. No primeiro ano de funcionamento (2014), o projeto alcançou 31 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e na edição deste ano está prevista a participação de 59.067 mil alunos e mais de três mil professores.

De acordo com a coordenadora do Agrinho, Sandra Serrano, o encontro possibilitou a divulgação de outras ações relacionadas ao programa. “Aproveitamos a oportunidade para entregar o material do professor, composto por dois livros, e os certificados de conclusão na Formação de Professores Agrinho 2015, presencial, oferecidos no primeiro semestre deste ano. Divulgamos ainda três capacitações do Senar oferecidas na modalidade à distância para os docentes, no qual os educadores poderão aprofundar os conhecimentos sobre as metodologias e técnicas pedagógicas e sobre o Programa Agrinho”, detalha.

Participaram dessas reuniões de trabalho, profissionais das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, secretários municipais, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores responsáveis pelas salas de informática. “Em todas as visitas tivemos devolutivas positivas sobre o programa. O que mais animou os profissionais de educação foi a proposta regionalizada, na qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre nossa história, nossas personalidades, enfim, todas as figuras públicas que contribuíram para a formação de nosso acervo cultural no folclore, pintura e poesia”, acrescentou Sandra.

A qualificação para docentes está disponível no portal http://agrinhoms.com.br/site/, possui 40 horas/aula, oferecida gratuitamente, nas seguintes competências: ‘Novas linguagens, novos desafios – a internet no contexto escolar’, ‘Aprendizagem colaborativa e mapas conceituais’ e ‘Interatividade e metodologia de projeto’. As inscrições terminam no dia 17 de agosto e a realização dos cursos acontece entre 20 de agosto e 20 de setembro. O público alvo são professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de educação com função similar no ensino fundamental, da rede pública de Mato Grosso do Sul.

Formação dos docentes – No início do ano, instrutores do Senar/MS ministraram formações em todos os municípios e atenderam mais de três mil professores. Os cursos de 8 horas/aula apresentaram a metodologia e história do Agrinho, além de reforçar a utilização de técnicas pedagógicas.

Em Mato Grosso do Sul, o programa conta com a parceria do Governo Estadual, por intermédio das seguintes secretarias: SED – Secretaria de Estado de Educação, Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e Sectei – Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. Nos municípios são parceiros as Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Educação, além de empresas e instituições públicas e privadas.