Skip directly to content

Agropecuária em MS abriu 17 postos de trabalho por dia no mês de maio

Agropecuária em MS abriu 17 postos de trabalho por dia no mês de maio

01/07/2016 - 13:45

As últimas informações disponibilizadas pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que a agropecuária encerrou o mês de maio com um saldo positivo no mercado de trabalho. Contabilizando contratações e demissões, o setor registrou um saldo positivo de 522 postos, o que representa aproximadamente 17 vagas ao dia.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o relatório mostra que o setor está na contramão do cenário negativo  dos outros segmentos em todo país. “Os dados refletem a empregabilidade do setor e são resultado do desempenho no campo. Além disso, no ranking municipal, os três primeiros colocados: Três Lagoas, Maracaju e Ponta Porã são destaques na produção agrícola. Mato Grosso do Sul tem uma condição muito favorável ao desenvolvimento da atividade e tem superado esse momento delicado da nossa economia”.

De acordo com os números do Caged, em maio de 2016 foram gerados 562 empregos celetistas, o que equivale a 0,11% em relação ao mês anterior, sendo que o setor foi o que mais contribuiu para o resultado positivo, seguindo pela Construção Civil que apresentou um saldo de 397 postos ” Somos competitivos diante de outros setores e até mesmo em relação a agropecuária de outros países”.

Saito destaca que apesar do resultado positivo, a mão de obra no campo exige especialização e para isso o Senar/MS tem investido na capacitação dos trabalhadores. “Em 2015 foram capacitadas 160 mil pessoas em todo estado. Para este ano, nossa meta é atingir mais 200 mil profissionais”.