Skip directly to content

AgroUp: Desafio Tecnológico busca aprimoramento de soluções para rastreabilidade bovina no País

AgroUp: Desafio Tecnológico busca aprimoramento de soluções para rastreabilidade bovina no País

05/03/2020 - 08:15

Referência na pecuária sustentável, Mato Grosso do Sul será ponto de apoio nas etapas finais da competição.
Aprimorar o que já existe em soluções para Rastreabilidade Bovina no Brasil. Esta é a ideia central da primeira etapa da série ‘Desafios Tecnológicos’, cujo edital foi divulgado na última terça-feira (03). A iniciativa será desenvolvida pelo Sistema CNA/Senar, por intermédio da AgroUp - Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio, e terá Mato Grosso do Sul como uma das bases de apoio em 2020.
Podem participar do desafio empreendedores rurais, startups, grupos de pesquisa e empresários de TI. O objetivo é que os participantes criem ou aprimorem tecnologias envolvendo a identificação individual de bovinos, para serem aplicadas em curto prazo de tempo. 
“Os nossos clientes, compradores de carne, querem saber de todas as etapas pelas quais os animais percorreram, do pasto ao prato. Para isso, precisamos otimizar os sistemas de informação já utilizados e baixar o custo para que o maior número possível de produtores rurais tenham acesso a essa tecnologia. Queremos avançar em sanidade, segurança, eficiência e conquistar novos mercados”, explica o coordenador do AGroUp no estado, Rodrigo Scalabrini. 
Levando em consideração o potencial pecuário de Mato Grosso do Sul, a sustentabilidade e perspectiva para abertura de novos mercados, o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte foi o local escolhido para uma das etapas desse primeiro desafio. 
“Está programada para Mato Grosso do Sul, a visita dos participantes finalistas, que forem avançando nas etapas da competição. Eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção pecuária do estado, as características, além dos programas de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Assim, poderão contribuir com soluções in loco, em propriedades rurais”, acrescenta. 
O edital com o regulamento completo pode ser conferido no site do Sistema CNA/Senar. O desafio conta com o apoio do Instituto CNA e a Softex. As inscrições podem ser efetuadas até 1º de abril de 2020. 

Acesse:  https://www.cnabrasil.org.br/agroup-desafio-tecnologico-rastreabilidade-bovina

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque