Skip directly to content

Aliança Agroeconômica faz análise do 1º trimestre do ano

Aliança Agroeconômica faz análise do 1º trimestre do ano

23/04/2021 - 16:45

A Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste esteve reunida no dia 19 de abril para a divulgação do relatório do 1º trimestre de 2021. Participou as quatro instituições que formam a aliança: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).  Devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro foi feito de maneira virtual.

O relatório Agroeconômico do Centro-Oeste traz destaques dos resultados das exportações de proteína animal nos primeiros três meses do ano, análise do impacto das chuvas na safra 2020/2021 de soja e milho e do consumo de proteína animal no Brasil.

O objetivo é auxiliar o produtor rural em suas tomadas de decisão, subsidiar o setor agropecuário com dados e análises de demandas específicas e ainda difundir informações do agronegócio.

O documento aponta que nem mesmo a pandemia conseguiu inibir as exportações de proteína animal na região, nem no Brasil. O Centro-Oeste aumentou suas exportações trimestrais no 1º trimestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2020. Ao todo, os três estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), venderam US$ 880,4 milhões de dólares em 275,8 mil toneladas. A preferência internacional é pela carne bovina, seguida da proteína de frango, e em terceiro a carne suína.

A safra 2020/2021 sofreu os impactos da ausência de chuvas em janeiro de 2021, em boa parte do Centro-Oeste o desenvolvimento das lavouras de soja semeadas já com atraso em Goiás, Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso foram prejudicadas.

Mas, o grande problema ocorreu em fevereiro, quando os volumes de chuva foram acima do normal, interferindo diretamente na colheita em todo o Centro-Oeste. Além de desencadear o atraso na colheita de soja, provocou o atraso na semeadura do milho, que consequentemente foi finalizado apenas no início de abril. Em Mato Grosso, maior produtor nacional de milho, 45,3% das áreas foram semeadas fora da janela ideal, ou seja, cerca de 2,6 milhões de hectares.

O relatório traz ainda os dados do consumo brasileiro de carne bovina, estatísticas, custo de produção das principais cadeias, produtividade, mercado interno, mercado internacional, entre outros.

Aliança Agroeconômica – Formada em 2018, a partir de uma cooperação técnica entre CNA, Famasul, Imea e IFAG. A Aliança Agroeconômica tem como objetivo integrar ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA/Senar do setor agropecuário. 

Para acessar o relatório (clique aqui)