Skip directly to content

Aliança Agroeconômica: Instituições do Centro-Oeste lançam publicação com dados econômicos e de produção

Aliança Agroeconômica: Instituições do Centro-Oeste lançam publicação com dados econômicos e de produção

19/06/2019 - 14:30

Liderada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a Aliança Agroeconômica, grupo formado por cinco entidades do setor produtivo do Centro-Oeste (Icna – Instituto CNA; Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul; Ifag – Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás e Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) se reuniu, nessa terça-feira (18), para o lançamento da primeira edição do Relatório Agroeconômico Centro-Oeste. O encontro aconteceu em Campo Grande/MS, na sede da Famasul e contou com a presença de representantes das instituições participantes.

O relatório, que terá periodicidade trimestral, traz informações referentes à produção agropecuária da região com base nos dados coletados pelas entidades envolvidas. Entre os temas abordados estão: a produção agrícola da safra 2018/19, resultado das exportações bovinas, estatísticas microrregionais do Centro-Oeste, custo de produção, produtividade e outros dados de mercado interno e internacional.

Segundo o assessor técnico da CNA, Diego Humberto de Oliveira, o documento foi composto com a disponibilização de dados primários e também dados secundários. “A instituição contribuiu com informações do projeto Campo Futuro, uma iniciativa da Confederação, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), das federações e dos sindicatos rurais, em parceria com as universidades que realizam o levantamento de custo de produção de mais de 40 atividades agropecuárias no Brasil, com a intenção de gerar informações estratégicas para os produtores e também auxiliar a CNA nas discussões de políticas públicas para o setor”.

Para o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, este produto consolida a aliança entre os órgãos do Centro-Oeste. “Este relatório é um primeiro grande passo desta cooperação, que foi lançada em outubro do ano passado, e a partir de agora terá sua publicação trimestral. Esse é o embrião de outros materiais com micro dados da região que essa parceria conseguirá entregar, não só para a região, mas para o país como um todo”, explica.

A analista-técnica da Famasul, Eliamar Oliveira, afirma que o documento também foi feito para que o produtor rural possa se inteirar em relação a outros estados. “É uma maneira de se obter, em um mesmo conteúdo, informações sistematizadas e organizadas. Este material nada mais é do que uma visão geral da região em relação ao Brasil, refletindo como Mato Grosso do Sul está em relação ao Centro-Oeste”.

O coordenador-técnico do Ifag, Fernando Borges, ressalta a importância da união entre as entidades. “O instituto, que completou dois anos recentemente, surgiu como um órgão de pesquisa para o estado de Goiás e agora pode difundir para o produtor rural uma perspectiva bem maior em parceria com outras entidades estaduais e a CNA. Seremos vistos com outros olhos dentro de uma aliança, o que é muito positivo e vem gerando interesse de estados de outras regiões do país. A ideia é obter uma abrangência ainda maior a nível nacional, sempre focado em inteligência para o agro”.

O diretor-tesoureiro Marcelo Bertoni e a diretora-técnica Mariana Urt, do Sistema Famasul, participaram da abertura dos trabalhos e receberam um exemplar do relatório.

A reunião contou com a presença do coordenador-técnico, Justino Mendes e da analista-técnica do Sistema Famasul, Bruna Dias, além da gestora de parcerias do Imea, Tainá Heinzmann.

A Parceria – O grupo formado em 2018 pela CNA, Icna, Famasul, Ifag e Imea foi formalizado para realização de uma cooperação técnica com o intuito de integrar as ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA, relacionadas ao setor agropecuário da região Centro-Oeste do Brasil.

O relatório completo você pode acessar aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis