Skip directly to content

Alunos do Líder MS apresentam projetos e concluem especialização neste sábado

Alunos do Líder MS apresentam projetos e concluem especialização neste sábado

12/06/2015 - 14:15

Os alunos do Líder MS II –  curso de especialização em Liderança Empreendedora do Agronegócio apresentam neste sábado (13), na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a partir das 8h, os relatórios dos projetos de conclusão da capacitação. A partir de então, os 45 concluintes passam a ser os profissionais estratégicos para o desenvolvimento do agronegócio. O líder MS  compõe a AERMS – Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, iniciativa do Sistema Famasul.

O curso iniciado em meados de 2013, terminou o último módulo no final de fevereiro deste ano. Em maio, o grupo participou de uma viagem técnica para os Estados Unidos e acontece agora a última etapa do curso que é a apresentação de um projeto individual. Para o professor  do Líder MS II, Francisco Vila,  a especialização supre a necessidade do setor em formar líderes. “Dentre os desafios do agronegócio, a insuficiência de representantes, em número, para conduzir o processo de modernização contínua que vivenciamos desde 2000”, ressalta.

De acordo com o professor Vila, a iniciativa de preparar atuais e futuras lideranças auxiliará entender melhor as demandas da agropecuária do futuro. “O curso trouxe todos os temas inerentes ao agronegócio, inclusive aqueles que não estão diretamente ligados ao setor, mas que são fundamentais à liderança”.

Para a aluna Volnete Inês Aléssio Matos, de Rio Brilhante, o curso abriu muitas portas de aprendizado e oportunidades. “Antes eu não tinha a real consciência de que nosso setor precisava de líderes.  Hoje eu sei que, mais do que isso, precisamos de representantes preparados. A humildade é a principal característica de um bom líder. A liderança rural exige principalmente um bom diálogo com produtores e sociedade”. “, destaca Volnete.

Com foco na educação ambiental, a nova liderança apresentará um projeto sobre arborização, com a entrega de 5 a 10 mudas nativas para os sócios do sindicato rural e produtores da região. “Com um viveiro instalado na sede do Sindicato Rural de Rio Brilhante, produziremos mudas para revitalização de áreas degradas, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a valorização da floresta, das nascentes,  beiras de córregos, margens do rio brilhante, rio Vacarias, entre outros”.

O aluno Ivan Carrato, de Três Lagoas, apresentará um projeto sobre o uso social do espaço do Sindicato Rural do município, mostrando como o campo e a cidade podem se ajudar e evoluir juntos. “Aprendi no Líder MS II a importância do trabalho mútuo e por isso decidi fazer o meu projeto voltado ao social. A ideia é usar uma área do sindicato que está ociosa e é grande para que os alunos das auto escolas possas treinar a parte prática”.

Representando Ponta Porã, o André Cardinal Quintino apresentará neste sábado um programa voltado às crianças. Totalmente estruturado, o projeto ‘Broto’ tem como objetivo ensinar à nova geração a importância do mundo agro em seu cotidiano. “Mostraremos de forma lúdica, por intermédio de palestras mensais,o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais a cem crianças das escolas municipais e estaduais de Ponta Porã. Esse é o modo mais rápido do agronegócio à população urbana”.

Após a apresentação dos trabalhos dos concluintes, será realizado na Famasul a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do  Programa Líder MS II, com um jantar de confraternização entre os participantes, professores, familiares e representantes do agronegócio. Esta é a segunda turma do Programa de Lideranças Rurais de MS (Líder MS II) composta por 45 pessoas ligadas ao setor no Estado, os quais passam a receber formação em nível Lato Senso de professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Federal do Parará (UFPR).

O Líder MS é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e sua grade curricular trouxe disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de líderes.