Alunos do Senar/MS conquistam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Alunos do Senar/MS conquistam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

O talento e a dedicação dos alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, do Senar/MS, ganharam destaque nacional. Pela primeira vez participando da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), a equipe formada por Elias Junior e Kátia Barbosa, do curso Técnico em Agropecuária, e Handrelise de Menezes Fernandes, do curso Técnico em Florestas, orientados pelas instrutoras Kedma Leonora e Catherine Rossato, conquistou o bronze na categoria Técnico Subsequente da 14ª edição da competição.
A conquista tem um sabor ainda mais especial, pois a equipe do Senar/MS foi a única representante do Mato Grosso do Sul entre as dez melhores do país que chegaram à etapa presencial, realizada entre os dias 11 e 15 de agosto, nos campi do Instituto Federal em Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA).
“É um resultado histórico para nós. Além de ser a primeira vez que participamos, já voltamos para casa com uma medalha nacional, o que mostra a qualidade dos nossos cursos técnicos e o empenho dos nossos alunos”, comemora a orientadora Catherine.
A OBAP é organizada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e considerada a maior competição científica da área no país. Criada em 2011, já reuniu mais de 17 mil estudantes em suas etapas, envolvendo cerca de 140 instituições de ensino por edição.
A disputa ocorre em duas fases: na primeira, virtual, 1981 equipes de todo o Brasil realizaram a prova online. As melhores colocadas seguiram para a etapa presencial, que inclui provas práticas e teóricas.
No caso da categoria Técnico Subsequente, apenas dez times alcançaram a fase presencial neste ano e o Senar/MS garantiu o seu lugar entre eles. Durante a competição, os alunos realizaram uma avaliação teórica e três provas práticas sobre avaliação pós-colheita de citros, preparo de calda de pulverização e inseminação artificial em bovinos.
Ao final, a equipe sul-mato-grossense conquistou o 4º lugar nacional, o que na OBAP equivale à medalha de bronze, já que a premiação contempla até o 5º colocado.
“Já fomos premiados em algumas competições nos últimos anos, então decidimos partir para algo maior. Estamos muito felizes pois é um reconhecimento de nível nacional mostrando que estamos entre as melhores escolas. É motivo de alegria muito grande para o Centro de Excelência e para a educação formal do Senar Mato Grosso do Sul. Além de tudo, também serviu como um aprendizado para nos prepararmos melhor para as próximas edições”, destaca o diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, Gustavo Cavalca.
Mais do que medalha
Além da conquista, a participação representa um intercâmbio valioso de conhecimento e experiências. Os alunos tiveram contato com estudantes de todo o Brasil, trocaram vivências e colocaram em prática o que aprendem em sala de aula, reforçando sua formação técnica, acadêmica e social.
Para o Sistema Famasul e o Senar/MS, o resultado também é motivo de orgulho, pois reafirma o papel da instituição em preparar profissionais qualificados para o agro brasileiro.
Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte
O CEBC é uma verdadeira escola referência nacional no ensino técnico voltado ao setor agropecuário, localizado em Campo Grande. A implementação é uma iniciativa do Senar/MS em parceria com o Senar Administração Central (DF) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Com cursos técnicos de nível médio e programas de capacitação, o CEBC alia teoria e prática, preparando jovens para atuar em diferentes áreas do agronegócio. Estruturado em um modelo inovador, o espaço reúne salas de aula modernas, laboratórios e áreas experimentais, proporcionando aprendizado dinâmico e conectado às demandas do mercado de trabalho.
A conquista na OBAP é reflexo desse trabalho e reforça o compromisso do Senar/MS em formar profissionais capazes de elevar ainda mais o patamar da agropecuária brasileira.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Michael Franco