Skip directly to content

Aplicação de tecnologia aumenta rentabilidade em mais de 100% na propriedade rural

Aplicação de tecnologia aumenta rentabilidade em mais de 100% na propriedade rural

10/04/2015 - 16:15

A propriedade de mil hectares do pecuarista Antônio Zanatta Jr., no município de Santa Rita do Pardo, em Mato Grosso do Sul, está mais produtiva e sustenável. “É visível o aumento de lotação na área e a melhora física dos animais. Onde antes pastava apenas uma cabeça, hoje entram duas cabeças e meia, produção sustentável”. O resultado foi obtido a partir entrada do Programa Mais Inovação, desenvolvido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul que insere inovação tecnológica no campo. O incremento registrado na propriedade de Santa Rita do Pardo será apresentado durante o segundo Dia de Campo do ano do programa, na próxima sexta-feira (17), às 8 horas, na Fazenda Porta do Céu, distante 10 quilômetros do município.

Por se tratar de uma região com baixo teor de argila no solo e chuvas irregulares, a equipe optou pela adubação, correção de pastagem e produção de alimento. Em 40 hectares da propriedade foi aplicado o Sistema de Integração Lavoura e Pecuária com o cultivo associado de sorgo e capim mombaça. Da planta é produzida a silagem para os animais em semi-confinamento e a pastagem escolhida por ter eficiente cobertura de área. No capim-braquiarão, gramínea já utilizada na propriedade, os técnicos fizeram adubação para estimular o aumento no volume da pastagem.

Agora a meta é aumentar o peso por cabeça. “Em apenas dez meses melhoramos em todos os aspectos a pastagem para garantir a alimentação de qualidade no pasto e no confinamento. Agora o foco é outro. Até o final do ciclo, que deve durar mais quatro meses, o objetivo é engordar cada animal 1,2 quilo ao dia e, o mais importante, de forma sustentável”, ressalta o zootecnista e técnico do Senar/MS, Fábio Biberg.

Desde 2012, ano de nascimento do Programa, foram atendidos pelo Mais Inovação 159 produtores rurais em 13 municípios. Através de orientações técnicas, na aptidão de uso do solo, na produção, gestão, comercialização e logística para tornar a propriedade um negócio rentável com sustentabilidade.