Skip directly to content

Aprosoja/MS apresenta dados da atual safra de soja em Dourados

Aprosoja/MS apresenta dados da atual safra de soja em Dourados

14/04/2015 - 16:15

Desde de setembro, início da safra 2014/15 de soja em Mato Grosso do Sul, técnicos da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS monitoram lavouras em propriedades de 64 municípios do Estado. Os dados obtidos nas visitas são divulgados pelo Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da entidade, e serão apresentados durante o encontro de avaliação da safra realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, nesta quarta-feira (15).

De acordo com o gestor técnico da Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Lucas Galvan, as informações apresentadas fazem parte do último relatório gerado pelo Siga, dados que podem nortear a tomada de decisão do produtor rural durante o ciclo ou na próxima safra. “Com esta ferramenta é possível conhecer as cultivares de soja semeadas, saber sobre a incidência de pragas e doenças, interferência do clima, condições do solo e situação das lavouras, específicas da região da grande Dourados, por exemplo”, ressalta.

Os números serão apresentados durante a palestra que abre a programação do encontro. Outros temas como: comercialização, viabilidade econômica da soja e debates também serão tratados no evento que tem início às 7h30 e encerramento previsto às 12 horas.
Participam do encontro consultores, assistentes técnicos, produtores, representantes de cooperativas e de órgãos do governo, além de outras pessoas interessadas no assunto.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site da Embrapa www.embrapa.br/agropecuaria-oeste.

Programação do evento
7h30 – Recepção e inscrição
8h – Abertura
8h15 – Informações Siga MS – Lucas Galvan (Famasul)
9h – Condições climáticas da safra – Carlos Ricardo Fietz (Embrapa Agropecuária Oeste)
9h20 – Ocorrência de doenças – José Fernando Jurca Grigolli (Fundação MS)
9h40 – Ocorrência de pragas – Crébio José Ávila (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h – Coffee break
10h20 – Viabilidade econômica da cultura da soja – Alceu Richetti (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h40 – Comercialização e logística – João Pedro Cuthi Dias (Sophus Consultoria)
11h10 – Debate – Mediador: Guilherme Lafourcade Asmus (Embrapa Agropecuária Oeste). Convidados: Aprosoja/MS, Fundação MS, Sepaf/MS, Aastec/MS e cooperativas.
12h – Encerramento