Skip directly to content

Aprosoja/MS entrega dados do projeto SIGA ao Governo do Estado

20/09/2019 - 10:45

O relatório completo do SIGA MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), com dados sobre a segunda safra do milho, foi apresentado ao Governo do Estado nesta quinta-feira (19), no município de Rio Verde de MT. O levantamento foi entregue pelo presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Mauricio Saito, ao governador, Reinaldo Azambuja, e aos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Semagro).

Desenvolvidos pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Sistema Famasul e Governo do Estado, os dados serão oficialmente apresentados durante o Lançamento Estadual do Plantio da Soja Safra 2019-2020, na manhã deste sábado (21), no Sindicato Rural de Caarapó.

O documento foi entregue durante a segunda edição do projeto “Governo Presente”, que levou o gabinete do governador Reinaldo Azambuja para o Norte do estado, em atendimento aos treze municípios da região. “Acho muito importante a entrega dos resultados do SIGA/MS hoje aqui, em primeira mão, com a presença de presidentes dos sindicatos rurais da região Norte, tão estratégica para produção agropecuária do estado”, destacou Mauricio Saito, que estava acompanhado do diretor-tesoureiro da Famasul, Marcelo Bertoni.

O balanço com as informações sobre a segunda safra de milho 2018/2019 do Mato Grosso do Sul serão detalhadas no sábado pela Aprosoja/MS, que tem como novo presidente eleito o engenheiro agronômico, André Dobashi.

A solenidade terá início às 9h30, no Parque de Exposições de Caarapó. A programação inclui apresentação dos dados da temporada 2018/2019 e projeção para a próxima safra da soja. No período da tarde, haverá palestras sobre os programas de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS nas cadeias produtivas de grãos, aves e suínos.

SIGA/MS- Criado em 2009, o projeto monitora as lavouras em todo o estado. O relatório de 2019 contém informações estatísticas e dados georreferenciados da segunda safra de milho, com detalhamento sobre a evolução da safra, identificação de pragas, doenças e plantas daninhas, uso e cobertura do solo, dados climáticos, armazenagem e logística.