Skip directly to content

Aproveitamento de peixe rende lucro de até 100% ao produtor

Aproveitamento de peixe rende lucro de até 100% ao produtor

13/03/2015 - 16:30

V

erticalizar a produção: criar, industrializar e comercializar. Esse é o foco da capacitação em Processamento de Carne de Peixe oferecida pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul nos municípios de Guia Lopes da Laguna nos dias 16 e 17 e em Ponta Porã nos dias 19 e 20 de março, durante a 41ª Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã. Segundo o instrutor da entidade, Francisco Ferreira, o produtor pode lucrar até 100% industrializando a carne branca.

Durante a qualificação, que tem 16 horas de duração, são produzidos pratos como lasanha, croquete, pastel, bolinho, linguiça, hambúrguer e peixe defumado. O instrutor do Senar/MS afirma que é possível ter um lucro de 100% em alguns produtos à base de pescado.  “A linguiça de peixe, um produto bem diferente e ainda pouco explorado, pode ser vendida a R$ 20 o quilo, tendo custo de produção em torno de R$ 10”, destaca, alertando para a proximidade dos feriados religiosos em abril, ótimo período de comercialização e consumo da carne de peixe.

Para desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e conservação de pescados, são repassadas aos participantes do curso técnicas de limpeza, corte e filetagem, que são o primeiro passo para a industrialização. “É interessante que o piscicultor tenha essa noção, de que pode além de criar, produzir derivados e ter ganho direto com isso. É uma alternativa de lucro, pois ele já tem a matéria-prima à disposição”, sustenta Ferreira.

Na semana de 16 a 20 de março, o Senar/MS oferece em parceria com os Sindicatos Rurais e por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, 40 cursos para o homem do campo sul-mato-grossense. Para saber quais capacitações serão oferecidas na sua cidade, acesse www.senarms.org.br, ligue no 3320-9700 ou entre em contato com o Sindicato Rural do seu município.