Skip directly to content

Assistência Técnica e Gerencial em piscicultura transforma propriedades de Batayporã e Jaraguari

Assistência Técnica e Gerencial em piscicultura transforma propriedades de Batayporã e Jaraguari

10/04/2020 - 09:00

Produtores solucionaram problemas como altos custos de produção e mortalidade do pescado

O Senar/MS, por meio da Assistência Técnica e Gerencial em piscicultura, fez uma grande diferença em propriedades rurais dos municípios de Batayporã e Jaraguari. Ambas as famílias enfrentavam desafios como altos custos de produção, mortalidade de peixes, falta de organização administrativa e dificuldades para profissionalizar o negócio. As conquistas e os bons resultados obtidos são as histórias que contaremos no “Senar/MS Transformando Vidas” desta Semana Santa.

Eliton Barbosa é piscicultor em Batayporã e recebe Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS há um ano. “Antes, tínhamos muita dificuldade na produção por falta de experiência e conhecimento. Tivemos muitos prejuízos com gastos na compra de insumos e grandes impactos financeiros”, conta.

Além da questão financeira, a propriedade teve uma reorganização em relação aos tanques. Alguns tinham mais de uma espécie juntas, o que dificultava a escolha ideal para ração, por exemplo.

“Hoje já fazemos um escalonamento nos tanques e tem melhorado muito a produção. O Senar/MS é um grande parceiro, pois estaríamos perdidos na engorda e na produção de forma geral”, completa.

Em Jaraguari, o produtor Francisco Lucio Assis nem mesmo atuava como piscicultor profissional, somente após sua esposa, Lúcia, participar de curso de manejo de pescado, do Senar/MS. Após isso, os tanques que já existiam na propriedade passaram a produzir e gerar renda para a família.

“Já tínhamos quatro tanques, mas sem explorar para lucro. Agora, conseguimos reduzir a taxa de mortalidade de peixes. Com o projeto, já temos oito tanques produzindo e estamos fechando nesta Semana Santa o primeiro ciclo de produção. O resultado é surpreendente, bem acima da meta estabelecida. Somos muito gratos à constante assistência do Senar/MS aos piscicultores da cidade”, afirma.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as transformações no campo. Acesse AQUI e confira outros depoimentos.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu