Assistência Técnica, qualificação profissional e educação são destaques do Senar/MS em 2015
Assistência Técnica, qualificação profissional e educação são destaques do Senar/MS em 2015
Em 2015, todas as metas do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foram cumpridas, mas o destaque foi para a metodologia de ATEG – Assistência Técnica e Gerencial, que garantiu a prestação de serviços para 1,5 mil produtores rurais, em 32 municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo do programa é oferecer orientação técnica continuada com meritocracia em pequenas propriedades com acompanhamento das atividades, permitindo assim melhorias e avaliação dos resultados.
A evolução no atendimento foi divulgada durante a coletiva de imprensa promovida nesta quarta-feira (9), na sede do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS. Com relação a 2014, houve um crescimento de 160% no número de turmas e produtores atendidos, nos programas divididos em cinco linhas de atuação: pecuária de leite e corte, hortifrutigranjeiros, florestas e piscicultura.
De acordo com o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, a estimativa para o próximo ano é ampliar o alcance. “O trabalho realizado pela assistência técnica está comprovando que com orientação profissional adequada, o produtor pode dar uma guinada de qualidade na produtividade e nos lucros. O objetivo do Senar/MS para 2016 é dobrar o atendimento, a exemplo do que aconteceu este ano”, argumenta.
Nas linhas de FPR – Formação Profissional Rural e Promoção Social, o resultado não foi diferente e superou a meta em 120%, com conclusão de 2.939 turmas e capacitação de 34.575 produtores e trabalhadores rurais em 2015. É importante ressaltar o apoio dos sindicatos rurais que mobilizam e solicitam os cursos, atendendo com precisão a demanda do meio rural. “O trabalho realizado lá na ponta pelos sindicatos é fundamental, pois, destaca as particularidades e necessidades de cada região”, ressalta Galvan.
Além do aperfeiçoamento profissional, o Senar/MS oferece desde 2014, uma capacitação em educação formal desenvolvida em parceria com o a Rede e-Tec Brasil. Trata-se do curso de Técnico em Agronegócio, na metodologia de Educação à Distância, com carga horária de 1.230 horas/aula. O curso de nível médio proporciona que 20% das aulas sejam presenciais com atividades práticas, preparando os alunos para atuar na administração e gestão das propriedades rurais e agroindústrias.
Em Mato Grosso do Sul existem cinco polos presenciais da Rede e-Tec localizados nos seguintes municípios: Campo Grande, Coxim, Dourados, Maracaju e Inocência, com 410 alunos matriculados e 21 turmas em andamento.
Projetos Especiais – O Agrinho MS foi iniciado no segundo semestre de 2014 e registrou uma adesão expressiva entre as escolas da rede pública municipal e estadual. Com objetivo de complementar as atividades de aprendizagem entre os alunos do ensino fundamental, o programa propõe que os participantes tenham contato com assuntos que fortaleçam uma educação crítica e reflexiva.
Este ano, mais de 64 mil estudantes do 1º ao 9º ano, provenientes de 170 escolas em 21 municípios do Estado receberam o material didático que foi trabalhado no período letivo. No último dia 26 de novembro foi realizado um concurso para escolher e premiar alunos, professores e escolas que desenvolveram com mais criatividade o tema trabalhado pelo programa: ‘As Coisas Que Ligam o Campo e a Cidade’.
Sobre o Agrinho – O Agrinho é o programa desenvolvido pelo Sistema Famasul, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da SED – Secretaria de Estado de Educação, SEMADE – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e SECTEI – Secretaria de Estado de Cultura, Turismo. Empreendedorismo e Inovação e com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias Municipais de Educação.