Skip directly to content

Assistidas pelo Senar/MS, 12 agroindústrias estão em processo de formalização em Serviços de Inspeção

MERCADO AGROPECUÁRIO

Assistidas pelo Senar/MS, 12 agroindústrias estão em processo de formalização em Serviços de Inspeção

Atualmente, Assistência Técnica e Gerencial atende 32 propriedades em 15 municípios do estado.
19/04/2021 - 09:30

Do total de 32 agroindústrias são assistidas pelo Senar/MS, 12 estão em processo de formalização junto aos Serviços de Inspeção. Com essa regularização, os empresários rurais terão a oportunidade de agregar valor ao que produzem tradicional e artesanalmente e conquistar novos mercados consumidores. Esse é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (19).

Desde o recebimento da matéria-prima até a comercialização, o Senar/MS acompanha o produtor rural por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Agroindústria, com orientações voltadas principalmente à segurança alimentar, gestão e formalização.

“A assistência técnica do Senar está voltada a todas as etapas de uma agroindústria. O objetivo é preparar os produtores rurais para que tenham conhecimento de tudo o que envolve um processo de produção, o que inclui a implementação do manual de boas práticas de fabricação, legislação vigente, formalização dos produtos e a comercializar em locais onde, anteriormente, não era possível. O foco é incentivar o associativismo e cooperativismo, por meio de uma gestão eficiente do seu empreendimento, visando melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos”, detalha Camila Arruda, coordenadora de ATeG Agroindústria.

Hoje, o atendimento do Senar chega a agroindústrias localizadas em Fátima do Sul, Angélica, Deodápolis, Dourados, Jardim, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Taquarussu, envolvendo produção de mel, queijos e embutidos.

“Entre tantas potencialidades, Mato Grosso do Sul tem forte vocação para a produção artesanal e tradicional, com produtos diversificados e de muita qualidade. Uma assistência técnica específica, e acompanhamento de profissionais em todos os processos, é chave para a obtenção de novos e exigentes mercados, que estão em franca expansão”, avalia.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu