Skip directly to content

Ato simbólico lança construções do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar

Ato simbólico lança construções do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar

08/03/2017 - 14:45

“Este é apenas um ato simbólico em relação a uma estrutura de relevância nacional que demonstra a importância do Estado para o setor agropecuário”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura da Dinapec 2017 – Dinâmica Pecuária, nesta quarta-feira (08), na sede da Embrapa Gado de Corte.

Em uma área de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados, o Centro visa levar conhecimento em relação à agropecuária e ser o caminho para suprir a falta de mão de obra especializada no meio rural, um dos principais gargalos do setor.

Para o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, a educação é o meio para transformação da sociedade. “Daqui a 10 anos a agropecuária será diferente do que vivemos hoje. O futuro passa pela educação”, referindo-se ao Centro.

Durante o evento, o secretário executivo do Senar Brasil, Daniel Carrara, falou da importância do Centro de Excelência. “O produtor rural precisa de técnicos que absorvam, disseminem a tecnologia e a coloque em prática”, acrescentou. Já o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, falou da importância da sede ser na Embrapa. “Esse Centro supre a lacuna que é a difusão de tecnologia”.

O Centro tem objetivo de oferecer educação profissional de nível médio e técnico e futuramente, superior, na modalidade presencial e à distância.  O espaço contará com sete blocos e uma configuração modular, com um formato moderno, com laboratórios didáticos, área de convivência, laboratório de informática, entre outros departamentos.

Sobre o evento – A Dinapec é realizada em conjunto com o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que nesta edição se compõe por 10 Roteiros e 13 Oficinas, totalizando mais de 40 tecnologias apresentadas. Ao longo do ano também é possível visitar a vitrine tecnológica que mostra os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Confira a programação completa aqui: http://ow.ly/JMkz309iMX8

Durante o evento, o Senar oferecerá as oficinas: Primeiros Socorros, Regulagem e utilização de plantadeira e NR 31 – Segurança no Trabalho Rural. Em 9 de março será realizado o 1º Dia de Campo do programa ABC Cerrado que ofertará um roteiro tecnológico, no qual estão previstas palestras sobre ILPF – Integração Lavoura-Pecuária e Floresta e Manejo e Recuperação de Pastagens dentro do contexto proposto pelo SENAR Brasil.

A iniciativa lançada em oito estados brasileiros tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações em quatro sistemas produtivos: plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.

 

 


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito