Skip directly to content

Aula inaugural dá boas-vindas a 130 novos alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar

Aula inaugural dá boas-vindas a 130 novos alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar

20/08/2019 - 10:15

Fotos: João Carlos Castro/Sistema Famasul

A aula inaugural de início do segundo semestre deu boas-vindas aos 130 novos alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – pelo Curso Técnico em Agropecuária. Agora, são 270 alunos cursando.

“O Técnico em Agropecuária tem funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que podem abranger responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e em coordenação de equipes de trabalho. O profissional tem a capacidade na gestão do seu trabalho e comportará atitudes que colaborarão para atuar em equipe na identificação e solução de situações desafiadoras”, detalhou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Quem recebeu os novos alunos e apresentou o Centro de Excelência foi o diretor do local, Francisco Paredes. “A ideia é proporcionar que os alunos, nesse primeiro dia, tenham uma ambientação sobre as ações trabalhadas pelo Centro. Saber o que é o Centro de Excelência, o que é o Sistema Famasul, o Senar/MS. Esse primeiro momento é importante para mostrar aos alunos as oportunidades que eles terão durante o curso e as ações de representatividade realizadas pelo Sistema Famasul”, comentou.

Já com uma certa experiência no setor, o aluno Antônio Pissini espera se capacitar ainda mais. “Estava procurando algo na área e achei na internet. Sempre mexi com gado, meu pai tem propriedade rural, uma chácara. Expectativa é a melhor possível. Estudar e trabalhar bastante”, disse.

Já Gesiel dos Santos nunca atuou no agronegócio, mas tem boas expectativas com o início do Curso Técnico em Agropecuária. “Minha mãe trabalhar na área de sementes e fez a inscrição para mim. Nunca trabalhei na área, estou começando do zero. A expectativa e me ingressar na área e aproveitar as oportunidades que surgirem”, completa.

ESTÁGIOS

Além do início das aulas da nova turma, aprovada pelo terceiro processo seletivo do Centro de Excelência, foi aberta também o programa de estágio interno do Senar/MS.

“Hoje também foi lançado o projeto ‘Excelência no Campo’, um programa de estágios interno do Senar/MS, com 10 vagas que serão preenchidas com os alunos do Centro de Excelência. Acreditamos que esta ação proporcionará uma maior vivência profissional dos nossos alunos. Além disso, tivemos a primeira aluna a conseguir um estágio externo no setor privado. É uma demonstração de que estamos no caminho certo preparando esses estudantes para as necessidades do mercado", completou Paredes.

No Curso Técnico em Agropecuária os alunos vão conhecer os fundamentos do agronegócio, informática, relação interpessoal, noções de economia, matemática financeira e aplicada à agropecuária, segurança no trabalho, diagnóstico da empresa rural, administração, gestão, além dos temas técnicos sobre as cadeias as principais vertentes da cadeia produtiva que tem relação com a pecuária e também a comunicação.

O curso tem carga total de 1.400 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. Somando à especialização são 1.700 horas. Objetivo da formação é oferecer qualificação de técnicos dos processos produtivos das atividades agropecuárias, gestão e planejamento, potencializando o desenvolvimento e a inovação no setor.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu