Skip directly to content

Bienal da Agricultura traz simpósio especial para jornalistas com debate sobre as pautas de agro

Bienal da Agricultura traz simpósio especial para jornalistas com debate sobre as pautas de agro

18/08/2015 - 16:30

O agronegócio é uma boa pauta e pode prender atenção do leitor? É possível produzir reportagens pertinentes, gerando interesse inclusive no meio urbano sobre o setor que mais se destaca na economia do Centro-oeste? Mostrar como o campo pode ser sustentável e inovador é uma boa notícia? Estes são alguns dos questionamentos que motivam a realização do Simpósio de Jornalismo Agropecuário Agricultura do Brasil Central, com o tema ‘A realidade de inovação e sustentabilidade no campo como resposta às demandas para o setor’. O evento será realizado no dia 31 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central.

A proposta do Simpósio é reunir jornalistas e colocar em pauta assuntos de interesse comum como inovações no campo, produção e produtividade, sustentabilidade, entre outros. Serão palestrantes do evento o gerente executivo do Instituto Fórum do Futuro e especialista em Jornalismo Ambiental, Fernando Barros, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica e vice-presidente diretor da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Eduardo Riedel.

A Bienal da Agricultura é a vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste e acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. É realizada pelas federações de agricultura e pecuária dos estados de MS (Famasul), de MT (Famato), de GO (Goiás) e do Distrito Federal (Fape-DF), de forma rotativa, a cada dois anos. Depois de Goiânia e Cuiabá, agora é a vez de Campo Grande ser sede do evento.

“O desafio da comunicação é traduzir aos leitores a complexidade da nova realidade.  Quando você cai na superficialidade, você entra no campo ideológico”, adianta Barros. Há quinze anos o especialista dedica-se ao estudo do Marketing Estratégico, com foco em setores relacionados à economia, em especial a cadeia de valor do alimento. Trabalhou por 20 anos no jornal Estado de São Paulo, inaugurou a cobertura ambiental na imprensa brasileira e foi correspondente de órgãos de imprensa, na França.

Outro condutor do Simpósio, Eduardo Riedel é biólogo, bacharel em genética e mestre em Zootecnia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Riedel presidiu a Famasul nas duas últimas gestões, cargo que deixou em janeiro de 2015, quando assumiu a secretaria. Já foi presidente do Sindicato Rural de Macaraju, do Movimento MS Competitivo e também esteve a frente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.