Skip directly to content

Bienal: Maior produtor de grãos do Brasil, Centro-oeste é destaque nacional em sustentabilidade

Bienal: Maior produtor de grãos do Brasil, Centro-oeste é destaque nacional em sustentabilidade

28/08/2015 - 16:15

Quando o assunto é produção de grãos, a região Centro-oeste é destaque nacional. Segundo os dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, levantados pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a estimativa é que o volume produzido atinja 87,8 milhões de toneladas na safra 2014/15, respondendo por 42,1% do resultado esperado para todo o País na atual temporada, de 208,8 milhões de toneladas.

Além de altamente produtivo, o Centro-oeste é símbolo de sustentabilidade, considerando que enquanto a produção regional cresceu 106% em dez anos, saindo de 42,5 milhões de toneladas para a atual marca de 87,8 milhões de toneladas, a área aumentou apenas 45% no mesmo intervalo, passando de 15,6 milhões de hectares para 22,7 milhões de hectares. A expansão da produção está associada ao aumento da produtividade de grãos no período, saindo de 2.715 quilos por hectares para 3.861 quilos por hectare.

Para evidenciar a força produtiva do Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio, será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS, a 3ª edição da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central.

A Bienal da Agricultura acontece a cada dois anos, realizada rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF). O tema desta edição é “Conectando o campo e a cidade”.

Nas exportações, a região Centro-oeste apresenta bom desenvolvimento no cenário nacional.  De acordo com as informações da Secex – Secretária de Comércio Exterior, entre janeiro e julho de 2015, as vendas internacionais somaram 24,6 milhões de toneladas, respondendo por 25,7% dos embarques internacionais do Brasil, de 74,2 milhões de toneladas.  O volume do Centro-oeste rendeu uma receita de US$ 11 bilhões. As últimas informações econômicas apontam que o Centro-oeste responde por 22% do PIB agropecuário brasileiro.

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.