Skip directly to content

Bovinocultura de Corte: Senar/MS realiza assistência técnica e gerencial em 53 municípios do estado

Bovinocultura de Corte: Senar/MS realiza assistência técnica e gerencial em 53 municípios do estado

10/04/2019 - 14:45

Mato Grosso do Sul se destaca quando o assunto é Pecuária de Corte. Possuímos o 4º maior rebanho bovino do país, são mais de 21 milhões de cabeças. Em apenas um dia, são produzidas cerca de 2,3 mil toneladas de carne bovina, colocando o estado como o segundo maior produtor da matéria-prima.

Para elevar o desempenho pecuário, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece diversos cursos e auxílio através da ATeG - Assistência Técnica e Gerencial dedicados a essa cadeia. Esse é o assunto do Educação no Campo dessa quarta-feira (10).

Em 2018, foram mais de 2 mil alunos atendidos pelos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social, apenas para a bovinocultura de corte. Em 2019, já são 27 eventos realizados somente sobre o assunto e mais de 300 pessoas capacitadas em outros quatro cursos: Aplicação de Medicamentos em Bovinos, Casqueamento em Bovinos, Manejo Racional de Bovinos para Abate e Manejo Nutricional de Bovinos. Além destes o Senar/MS disponibiliza treinamentos em Inseminação Artificial e Manejo de Pastagens, entre outros temas.

Abrangência da Assistência Técnica nos municípiosA Assistência Técnica acompanhou em 2018 mais de 200 propriedades distribuídas em 53 municípios do estado. Em 2019 já são 254 produtores assistidos pelo Senar/MS, por meio de uma equipe multidisciplinar de 12 técnicos de campo e um supervisor que acompanham mensalmente os negócios rurais. (Imagem ao lado: Abrangência da Assistência Técnica nos municípios)

Só neste mês, o Senar/MS proporcionará dois momentos para troca de experiências. Dia 26 no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Jardim e dia 27 na Fazenda Guavirá Poty, na região de São Gabriel do Oeste.

O coordenador da Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos, reforça a relevância da atuação do Senar para auxiliar os produtores rurais. “A assistência técnica em pecuária de corte é fundamental para o desenvolvimento do setor, uma vez que essa é uma atividade que contribui para a economia do estado, sendo a 2ª com maior faturamento”.

Passos complementa: “A pecuária está presente em quase todos os municípios do Mato Grosso do Sul, porém o nível de tecnologia aplicada varia de propriedade para propriedade, os que têm um nível tecnológico baixo tendem a ter mais dificultade de sustentabilidade. É aí que entra o programa do Senar/MS, para nivelar essa diferença de inovação e, com a aquisição de conhecimentos técnicos, elevar sua rentabilidade”.

Educação no Campo – Para participar dos cursos ou solicitar a Assistência Técnica para a propriedade, o interessado deve procurar o sindicato rural do seu município.

Quer saber mais sobre o Mercado Agropecuário? Clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis