Skip directly to content

Bovinocultura de Leite: Gestão e manejo adequados são chaves essenciais para aumento da rentabilidade

Mercado Agropecuário

Bovinocultura de Leite: Gestão e manejo adequados são chaves essenciais para aumento da rentabilidade

Projeto Campo Futuro da CNA, Senar e Cepea-Esalq/USP mostra resultados de estudo realizado em propriedades de Mato Grosso do Sul
22/11/2021 - 08:30

Um estudo realizado pelo projeto Campo Futuro analisou propriedades de bovinocultura de leite nos municípios de Camapuã, Paranaíba e Glória de Dourados. Segundo as informações coletadas, a atividade se torna economicamente rentável por meio de técnicas para aumentar a produtividade e reduzir os custos com benfeitorias. Este é o assunto do #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (22).

Conforme os dados apresentados, a receita das propriedades modais de Camapuã e Paranaíba cobriram o COE (Custo Operacional Efetivo), mas não o COT (Custo Operacional Total) e o CT (Custo Total). Portanto, a médio e longo prazo elas não se mantêm viáveis economicamente, impossibilitando a renovação de máquinas, implementos, equipamentos e utilitários ao fim de sua vida útil. Em Glória de Dourados, a atividade leiteira foi eficiente economicamente, se mantendo no médio prazo, mas não no longo prazo.

A analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, explica que o manejo adequado pode aumentar a produtividade como forma de alternativas para reduzir os custos. “Elevar a produtividade dos sistemas, com aumento do desempenho produtivo das vacas em lactação, dividindo-as em lotes por produtividade, para racionalizar o fornecimento de ração é uma alternativa para diluir os custos e tornar esses indicadores positivos”.

Em Camapuã a quantidade de vacas em lactação pelo total do rebanho é de 32,7% e 53,3% pelo total de vacas. Em Paranaíba esses valores são de 32,3% e 55,5% respectivamente. Em Glória de Dourados, 36,3% e 71,4% na mesma ordem.

Outra ação é melhorar o manejo das pastagens, para aumentar a quantidade e qualidade das forragens, a lotação animal e melhorar a condição nutricional das vacas. “Com essa prática é possível reduzir a idade ao primeiro parto das primíparas e o intervalo entre partos, chegando à porcentagem ideal de 45% das vacas em lactação pelo total do rebanho e 85% pelo total de vacas da propriedade”, acrescenta.

De acordo com as informações coletadas, em relação a genética, as propriedades dos municípios de Camapuã e Paranaíba, utilizam o meio sangue Girolando para o rebanho, e em Glória de Dourados, as raças Holandesa, Jersey e Girolando 7/8. Todas as propriedades utilizam ordenha mecânica e ordenham duas vezes ao dia.

Campo Futuro – O Projeto é uma ação da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Cepea-Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), tendo como metodologia a identificação da propriedade típica da região, através da técnica de painel para levantamento dos coeficientes técnicos e custo de produção.

O Senar Mato Grosso do Sul oferece Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais em diversas cadeias produtivas, entre elas em bovinocultura de leite, com orientações adequadas sobre gestão e manejo para que a propriedade se torne ambientalmente e economicamente sustentável. Mais informações sobre o tema na matéria de #EducaçãonoCampo.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis