Skip directly to content

Cadec Brasil: MS sedia capacitação nacional para instrutores

Cadec Brasil: MS sedia capacitação nacional para instrutores

23/05/2019 - 13:45

Mato Grosso do Sul foi o local escolhido pelo Senar Central – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para a capacitação de instrutores do Projeto Cadec Brasil – Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração.

O treinamento nacional começou nessa quarta-feira (22) no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande/MS, e capacita instrutores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, abriu o primeiro dia de atividade falando da importância em oferecer serviços qualificados aos produtores rurais. “As transformações do setor exigem mão de obra cada vez mais qualificada. O Projeto Cadec Brasil vem para suprir a demanda das cadeias produtivas de suínos e aves, que estão em constante evolução. Avicultores e suinocultores ficarão melhores preparados para as negociações com as empresas”, esclarece.

Para o assessor técnico do Senar Central, Rafael Costa, a escolha do local para realização desta capacitação foi estratégica. “O projeto tem amplitude nacional e Mato Grosso do Sul foi pioneiro ao criar o Granja Plus, um programa de assistência técnica e gerencial específico para o setor produtivo de suínos e aves. Por isso, reunir os técnicos aqui vai além da logística. As capacitações para os segmentos continuarão e a proposta é trazer produtos novos aos instrutores que levam o conhecimento ao campo”.

A assessora técnica da CNA, Ana Lígia, afirmou: “O trabalho em conjunto da CNA e do Senar traz alguns pilares como a capacitação, que dá mais segurança para o produtor rural seguir na sua atividade, alcançar êxito e a conexão para que todos falem a mesma língua e compreendam as particularidades de cada região”.

O instrutor do Senar do estado de Goiás, Wolney Oliveira Guimarães, zootecnista, já projeta os próximos atendimentos na área da suinocultura. “Atuo há 20 anos no segmento e acredito que, agora, com a capacitação, conseguiremos levar informações mais assertivas para os produtores atendidos principalmente no assunto negociação”, comenta.

O primeiro tema apresentado foi a “Lei 13.288 descomplicada” que dispõe sobre os contratos de integração vertical nas atividades agrossilvipastoris e estabelece obrigações e responsabilidades gerais para os produtores integrados e os integradores. A palestra é ministrada pelo consultor jurídico da CNA, Thiago Carvalho.

Em Mato Grosso do Sul, 107 produtores rurais recebem a consultoria da Assistência Técnica e Gerencial com o Granja Plus. O programa promove a melhoria contínua das atividades no estado, com atendimento individual que oferece orientações nas áreas trabalhista, ambiental, segurança no trabalho, construções rurais e gestão da propriedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque