Skip directly to content

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2019 tem início com mudanças na legislação

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2019 tem início com mudanças na legislação

03/05/2019 - 09:00

Iniciou em Mato Grosso do Sul a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2019, com previsão de imunizar 21 milhões de animais em todo o estado.

A vacinação, obrigatória, passa a ter novo regramento. A dose foi alterada de 5ml para 2ml e, nessa campanha, o produtor rural deve declarar os estoques efetivos de bovinos e bubalinos existentes em seus estabelecimentos no portal da IAGRO – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (www.iagro.ms.gov.br), além de precisar atualizar seus dados cadastrais junto à SEFAZ – Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.ms.gov.br).

Essa atualização, sanitária e fiscal, faz parte das ações necessárias para cumprir o protocolo do Plano Estratégico do PNEFA – Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que proporcionará à Mato Grosso do Sul a retirada da vacinação em 2021.

O período da campanha é de 1º a 31 de maio e registro até o dia 15 de junho para vacinação dos rebanhos das regiões do Planalto e Fronteira. Para os rebanhos localizados no Pantanal, e optantes da etapa maio, o período vai até 15 de junho e registro até o dia 30 de junho. O registro da vacinação deve ser feito via internet no portal da IAGRO.

Segundo a diretora técnica do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mariana Urt, a campanha é importante para garantir o status sanitário do estado e garantir o cumprimento do protocolo do Plano Estratégico do PNEFA. “Mato Grosso do Sul é referência na produção de carne bovina do Brasil. Somos o 1º maior produtor e o 2º maior exportador do país. Isso é fruto do trabalho responsável dos produtores que garantem, há vários anos, cobertura vacinal do rebanho sul-mato-grossense acima de 99%” afirma a diretora que, juntamente com o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, participou do lançamento oficial da campanha realizado, nessa quinta-feira (2), em Campo Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis