Capacitação é destaque em posse do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena
Capacitação é destaque em posse do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena
Em Miranda e Bodoquena, municípios localizados no pantanal sul-mato-grossense, foram realizados mais de 300 cursos do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural no ano passado, número que comprova a busca do homem do campo pela capacitação e a tecnificação das atividades rurais. A abordagem foi apresentada pelo presidente do Sindicato Rural dos dois municípios, Adauto Rodrigues de Oliveira, durante a posse realizada no último sábado (16), na sede do sindicato. de A cerimônia que marcou oficialmente o segundo mandato de Oliveira à frente da entidade contou com a participação do diretor secretário da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Em 2014, foram capacitadas mais de 2,6 mil pessoas nos dois municípios. A meta para a próxima gestão do triênio 2015/16 é ampliar o número de pessoas qualificadas na região, que apresenta diversos gargalos no setor produtivo. “Os dois municípios enfrentam muitos obstáculos, como a falta de frigoríficos na região e a questão indígena”, disse o dirigente, referindo-se às invasões de propriedade rural.
Para o diretor da Famasul, Ruy Fachini, Miranda e Bodoquena se destacam na produção pecuária graças ao trabalho desenvolvido pelo produtor pantaneiro. “Miranda, com 354 mil cabeças de bovinos se destaca no cenário nacional pela qualidade de sua produção, ocupando a 20ª posição no ranking estadual. Mas o que é mais importante é que o produtor alia seu desenvolvimento à preservação, cuidando do Pantanal ao mesmo tempo que produz”, destacou Fachini. O rebanho bovino de Bodoquena tem 157 mil cabeças.
A nova diretoria do Sindicato Rural manteve como presidente Adauto Rodrigues de Oliveira, sendo também composta pelo vice presidente, Massao Ohata; secretária Fatima de Jesus Rivarola e tesoureiro Jorge Ohata. foto: Sindicato Rural de Bodoquena e Miranda