Capacitação do Senar/MS desperta empreendedorismo em Jardim
Capacitação do Senar/MS desperta empreendedorismo em Jardim
Duas mulheres com diferentes histórias alcançaram resultados positivos após participar de capacitações profissionais do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no município de Jardim, região Sudoeste de Mato Grosso do Sul. As protagonistas passaram de donas de casa a donas do próprio negócio e estão confiantes com a nova realidade, bem como decididas a continuar se capacitando.
A primeira história é da dona de casa, Sonia Almeida dos Santos, alagoana de 54 anos e que há 11 mora com a família na cidade de Jardim. Ela conta que já participou de quatro cursos oferecidos pelo Senar/MS, mas o de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca mudou sua vida. Atualmente, possui um pequeno restaurante especializado em pratos a base da raiz, na área central da cidade. “Quando participei do curso eu já sabia fazer goma de mandioca, pois, aprendi com minha mãe. No entanto, a instrutora nos apresentou uma infinidade de receitas, além de ensinar a produzir polvilho doce, azedo e tapioca. Hoje tenho um caderno com 500 receitas feitas a partir da mandioca”, comemora.
Outra grande conquista que a micro empresária alcançou foi ser convidada para participar da 1ª Feira Internacional de Gastronomia, realizada em 2013, na Capital. “Fui convidada para participar apresentando um prato com mandioca e criei um creme com carne seca, coberto com mandioca palha. Realmente ficou muito saboroso e conquistei o 3º lugar no concurso. Me senti vencedora, pois competi com chefes de cozinha renomados”, relembra orgulhosa.
Moradora na área rural do município, no Assentamento Recanto do Miranda, Luzia Coronel Pereira, 62 anos, é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, no qual, segundo ela planta de tudo um pouco. “Participei de quatro cursos do Senar e todos me ensinaram muito. Fiz o curso de Transformação de Mandioca, Pães e biscoitos, Defumados e Embutidos, porém, o que mais me ajudou foi o de Controle do Orçamento Familiar”, relata a agricultora familiar, que hoje comercializa uma produção diversificada.
“Começo trabalhar às 5h, pois tenho bastante serviço e não tenho nenhum funcionário. Vendo galinha caipira, ovos, queijo, verduras e legumes. Com o último curso aprendi a controlar a entrada e saída de dinheiro e agora espero o curso de Criação de Frango Caipira, já que a procura é boa”, ressaltou Luzia.
Atendimento – Em 2014, por intermédio do Sindicato Rural o Senar/MS ofereceu 25 cursos em Jardim, qualificando 277 pessoas. Foram oferecidas 16 capacitações de FPR – Formação Profissional Rural e 16 de PS – Promoção Social. Além disso, duas turmas do programa NCR – Negócio Certo Rural e uma do ‘Com licença vou à luta’ receberam treinamento e orientação sobre gestão, planejamento e empreendedorismo.
O supervisor regional da entidade, Stefany Rodrigo Oliveira Santana, comentou que entre os cursos ofertados, os mais procurados foram ‘Produção de Pães e Biscoitos’, ‘Operação e Manutenção de Motoserra’ e ‘Transformação Caseira de Mandioca’. “Verificamos nas visitas realizadas que os moradores da área rural desejam se capacitar e empreender. Por isso, estamos atentos às necessidades da região e já temos cinco cursos de FPR e dois de PS confirmados para abril”, pontuou.
Na opinião de Sonia, muitas vezes as pessoas estão preocupadas apenas em reclamar da falta de dinheiro, mas não ficam atentas as oportunidades que surgem. “Eu participo de um clube de mães e aconselho sempre minhas amigas a procurarem uma atividade na qual se identifiquem e que ofereça retorno financeiro. Eu comecei trabalhando em casa e hoje, junto com minha família e uma funcionária, toco um pequeno comércio, vendendo à pronta entrega e também por encomenda”, comemora.