Skip directly to content

Capacitação em IATF ajuda suprir demanda e melhora precisão na produção de leite

Capacitação em IATF ajuda suprir demanda e melhora precisão na produção de leite

Curso gratuito oferecido pelo Senar/MS tem carga horária de 40 horas já capacitou mais de 3 mil pessoas
10/08/2022 - 08:00

Conhecer e entender a necessidade da produção é a chave para a excelência. Produtores de leite de MS podem contar com tecnologia e informação para chegar a um resultado satisfatório utilizando a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) na reprodução. O método garante o melhoramento genético do rebanho e, consequentemente, benefícios para produção. Além de oferecer Assistência Técnica e Gerencial gratuitamente, o Senar/MS também auxilia com capacitação. Esse é o tema da editoria #EducaçãoNoCampo desta semana.

Com a consultoria da ATeG Bovinocultura de Leite do Senar/MS, é possível identificar quais os melhores cruzamentos para garantir fêmeas saudáveis, que produzam mais leite e vida útil. Além desse suporte técnico, o produtor pode se especializar em IATF, com o curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e Em Tempo Fixo.

O curso que existe desde 2015 ensina conceitos básicos da IATF, manifestação de competências pessoais, condicionamento dos animais, higienização correta do rebanho reprodutor e o procedimento para a inseminação artificial. As aulas somam uma carga horária de 40 horas. O Senar/MS já capacitou mais de 3 mil pessoas.

Neste mês, Corumbá é um dos municípios que estão recebendo a capacitação. “O produtor de leite, com o uso da IATF, vai conseguir trabalhar com mais precisão na produção. E em épocas em que estamos acostumados a não produzir tanto leite, por exemplo, ele vai conseguir suprir a demanda, melhorando a sua produtividade”, explica o instrutor do Senar/MS, Durval Martins.

Chapadão do Sul, Brasilândia, Bela Vista e Porto Murtinho também receberão as aulas entre agosto e setembro. Para saber como participar e se seu município pode ser contemplado, procure o Sindicato Rural da sua região.

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe mais sobre o tema em Mercado Agropecuário.

 Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Michelle Machado