Capacitação prepara técnicos do Senar/MS a orientar produtores no escoamento da produção
Capacitação prepara técnicos do Senar/MS a orientar produtores no escoamento da produção
Com um ano de funcionamento e atendendo 228 produtores, em oito municípios de Mato Grosso do Sul, o programa Hortifrutilegal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, responde por quase 17% da assistência técnica e gerencial oferecida nos setores de pecuária de corte, leite, florestas e piscicultura, em 1.360 propriedades. Para oferecer alternativas aos assistidos, um grupo de oito técnicos da instituição participou de um treinamento promovido pelo Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, nesta terça-feira (10), chamado “Como vender para o Estado”. A ação permite que micro e pequenas empresas saibam quais medidas devem tomar para conseguir participar de compras junto ao governo do Estado.
Os participantes recebem orientações técnicas que vão desde o diagnóstico da propriedade até o escoamento da produção, impactando na condição financeira e social das famílias. Na avaliação do coordenador do Hortifrutilegal, Francisco Paredes, com esta qualificação, os técnicos de campo que atuam nos programas de ATG – Assistência Técnica e Gerencial terão condições de orientar os produtores em todas as etapas produtivas. “Para que a assistência técnica seja completa, deve funcionar do início ao fim do ciclo, por isso, queremos aproveitar a expertize do Sebrae para preparar os produtores do programa a avaliar e escolher melhores possibilidades de venda e lucros”, apontou.
O presidente da Associação de produtores familiares do assentamento Sucuri, distante 20 km de Campo Grande, Higídio Benites, ressalta que a assistência técnica possibilitou um aumento de quase 50% na produção das famílias participantes. “A chegada dos técnicos aqui no assentamento, orientando e ensinando técnicas corretas estimulou a comunidade a produzir mais e a aprender também. Em menos de um ano, a produção aumentou e foi diversificada, refletindo em aumento de vendas”, declarou o hortifruticultor.
Um dos técnicos que atende os produtores do assentamento é o instrutor do Senar/MS, Dorly Scariot Pavei, que participou do curso e considerou que as informações foram fundamentais para o trabalho de campo, já que algumas famílias atendem programas governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar. “O curso mostrou como cadastrar passo a passo os produtores que terão mais uma opção para vender sua produção. O preço pago é mais justo, no entanto, ainda é desconhecido por grande parte dos agricultores familiares”, apontou.
Para a instrutora, Ivanda Araújo, que atende 21 produtores familiares, no assentamento Nova Era, as informações apresentadas no curso possibilitarão maior eficiência no cadastro e segurança para os produtores que desejam investir na produção. “Aprendemos como utilizar a ferramenta corretamente, garantindo assim a aprovação de futuras propostas que serão feitas pelos agricultores. O número de famílias que consegue vender a produção para programas do governo ainda é pequena e pretendemos aumentar este percentual”, argumentou.
Hortifruti Legal – É um dos projetos de assistência técnica oferecido pelo Senar/MS desde 2014 e já está presente em oito municípios, atendendo 228 produtores familiares. O objetivo principal é propor soluções para os problemas técnicos de produção, mercado, industrialização e até mesmo do associativismo entre produtores. O foco é o desenvolvimento do produtor por meio de ATG – Assistência Técnica e Gerencial, aliado às capacitações do Senar nas áreas de olericultura e fruticultura.