Skip directly to content

Capacitações estimulam pequenos produtores a investir em novas atividades

Capacitações estimulam pequenos produtores a investir em novas atividades

31/03/2015 - 16:15

Depois de participar do curso de Agricultor Familiar oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o produtor familiar João Hudson Gomes, 55 anos, morador no assentamento Santa Mônica planeja começar um pomar e investir no cultivo de mandioca. “Minha família sempre trabalhou com agricultura familiar e quando consegui meu lote plantei de tudo um pouco, mas sem planejamento. Gostei muito da capacitação e acredito que sempre aprendemos um pouco mais, tanto que pretendo começar um pomar e investir na produção de mandioca”, declarou.

Na noite desta segunda-feira (30), os alunos aprovados em seis turmas realizadas em Campo Grande participaram com muita animação da cerimônia de certificação, no auditório do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.  Os formandos são concluintes dos cursos ‘Agricultor Familiar’, ‘Criador de Peixe em Viveiro Escavado’ e ‘Assistente de Planejamento e Controle de Produção’, nas vertentes de Bovinocultura de Leite, Corte e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta.

Para o líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do assentamento Estrela Campo Grande, Raul Nunes Malheiros, 39 anos a qualificação em Criador de Peixe em Viveiro Escavado foi a oportunidade que os moradores da região precisavam para diversificar a produção e garantir melhores lucros. “Nós demos o primeiro passo para realização de um sonho que é montar uma cooperativa para produção do peixe de cultivo. Aprendemos as técnicas necessárias e moramos próximos a Capital, o que facilita o escoamento da produção. Agora é planejar e começar as atividades”, argumentou.

O técnico agropecuário e acadêmico de Agronomia, Luiz Ricardo Moraes, 22 anos, participou do curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Ele revela que aproveitou o período de férias escolares para se qualificar sobre um tema que considera essencial: a recuperação de pastagens degradadas. “O curso foi excelente e apresentou temas importantes na agropecuária, assim como técnicas para controle de degradação das pastagens. Aproveitei então as férias na faculdade e procurei aprender o máximo possível, pois acredito que o agronegócio é a base do nosso país”, opinou.

Os formandos fazem parte de um grupo de 87 participantes que concluíram qualificações oferecidas pelo Senar/MS por intermédio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, no município de Campo Grande. A parceria firmada junto aos governos federal, estadual e municipal possibilitou que 1.384 trabalhadores e produtores familiares fossem atendidos em todo Estado.

O presidente da Famasul, Nilton Pickler, declarou aos formandos que educação e conhecimento são essenciais para o crescimento pessoal e profissional em qualquer tempo. “Vejo que o grupo tem pessoas de todas as idades e parabenizo a todos pelo empenho e vontade de aprender. Sempre é tempo de aprender e vocês só têm a ganhar na vida e na profissão”, considerou.

Na avaliação do superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, o envolvimento dos parceiros e alunos incentiva a instituição a cumprir seu papel de educar e qualificar produtores e trabalhadores rurais. “Todos os participantes que estão aqui hoje são a prova de que com determinação é possível alcançar os objetivos”, pontou.

Em seu pronunciamento, o superintendente do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Gerson Faccin, anunciou que foram encaminhadas novas solicitações de qualificações ao governo federal. “O interesse e participação do trabalhador rural em procurar a profissionalização das atividades rurais é prova que estamos no caminho certo. Por isso, quero anunciar que já solicitamos 395 novas vagas, somente para o primeiro semestre de 2015”, concluiu.