Skip directly to content

CAR e segurança pública na Fronteira são temas de palestras durante a Exporã 2015

CAR e segurança pública na Fronteira são temas de palestras durante a Exporã 2015

19/03/2015 - 16:30

Próximo da reta final da 41ª edição da Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã, os produtores rurais terão a oportunidade de participar de um ciclo de palestras promovido pela Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, com temas relevantes do agronegócio.

A primeira palestra abordará quatro assuntos do âmbito jurídico: Convenção Coletiva de Trabalho; Imposto Territorial Rural; Lei dos Caminhoneiros e Cadastro Ambiental Rural e será proferida pelo assessor jurídico do Sistema Famasul, Carlo Daniel Coldibelli.  O CAR merece atenção especial porque seu prazo para apresentação das informações termina no dia 6 de maio de 2015.

No período vespertino, representantes da Sejusp – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública retratarão o atual cenário de segurança pública na fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia e com o Paraguai.

Durante o evento, um representante do CMO – Comando Militar do Oeste apresentará o Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, um dos principais projetos estratégicos do Exército que permitirá o monitoramento, controle e atuação nas fronteiras terrestres, auxiliando na redução dos problemas da região fronteiriça.

Para o presidente da Famasul, Nilton Pickler, a palestra do Sisfron gera expectativa para os produtores rurais e moradores não apenas da região de Fronteira, mas sim de todo o Estado. “Essa iniciativa é importante porque teremos acesso ao sistema que proporcionará maior segurança nessa região que é produtiva e estratégica para o nosso Estado”. O município de Ponta Porã ocupa atualmente posição de destaque no agronegócio de Mato Grosso do Sul e já é considerado o 2º maior produtor de soja (570 mil toneladas) e 3º produtor de milho (640,5 mil toneladas).

O ciclo de palestras é promovido pela Famasul,  em parceria com os sindicatos rurais dos municípios de Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Iguatemi, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru.