Skip directly to content

Caravana de produtores do programa Mais Inovação participará do Circuito Expocorte

Caravana de produtores do programa Mais Inovação participará do Circuito Expocorte

22/07/2015 - 16:45

Oferecer acesso a técnicas atualizadas sobre integração Lavoura e Pecuária e promover a troca de experiências entre produtores rurais assistidos pelo programa Mais Inovação, em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Este é o objetivo da equipe técnica do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ao organizar a participação de 70 produtores no Circuito Expocorte que será promovido entre os dias 29 e 30 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Desde 2012, o Mais Inovação desenvolve um trabalho de assistência técnica e extensão rural que atua na inserção de tecnologia, através de orientações sobre uso do solo, produção, gestão, comercialização, logística e construção de planos de negócios das atividades diárias. Ano passado, 159 produtores foram atendidos em 13 municípios do Estado e para 2015, a meta é ampliar o programa para 191 pessoas, em 21 cidades.

Segundo o coordenador do programa, o engenheiro agrônomo Francisco Pereira Paredes, a participação dos produtores no Circuito Expocorte reforça o conhecimento recebido na propriedade com os técnicos do Mais Inovação. “Os produtores atendidos por nossa equipe terão acesso a um evento que sempre apresenta o que há de mais atual no setor pecuário. Considero também, uma forma de preencher a lacuna de informações que os médios e grandes produtores procuram para melhorar a produtividade da propriedade”, ressalta.

A efetividade do Mais Inovação pode ser verificada no crescimento da produtividade. Em 2014 11,2 mil hectares de área receberam assistência técnica e para este ano, o objetivo é chegar a 20 mil hectares. “Se relacionarmos a área com o número de animais monitorados, tivemos um aumento de 350%, saindo de 3,5 para 12 mil animais. Outro resultado positivo diz respeito a capacidade de unidade animal por área, que começou em 0,7 para 2,7 animais por hectare, após aplicação de técnicas adequadas à realidade de cada propriedade”, acrescenta o coordenador.

O zootecnista e instrutor do Senar/MS, Daniel Dantas Lopes, presta assistência técnica para produtores de Miranda, Aquidauana, Anastácio e Bonito há um ano e destaca que os produtores terão oportunidade de comprovar as técnicas sugeridas na propriedade. “Muitos deles (os produtores) pensam que eventos como a Expocorte é voltado somente para técnicos e comprovarão que podem participar, aprender e esclarecer dúvidas. Tanto que quando apresentamos a programação, muitos demostraram interesse em comparecer no evento”, conclui.

Sobre o Circuito Expocorte – O evento percorre os principais polos de produção pecuária do país, para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. Realizado pela 4ª vez em Campo Grande, o Circuito Expocorte oferecerá uma ampla programação de workshops, palestras e exposição de empresas com referência na pecuária.

A primeira etapa do Circuito Expocorte 2015 foi realizada em Cuiabá, em março. Campo Grande é a segunda cidade a receber o Circuito e a próxima parada será em Belo Horizonte (MG), nos dias 24 e 25 de setembro. Detalhes sobre a programação e inscrições podem ser realizadas no site: http://www.circuitoexpocorte.com.br/