Skip directly to content

Caso de sucesso: com Programa Mais Inovação produtor triplica rendimento da pastagem

Caso de sucesso: com Programa Mais Inovação produtor triplica rendimento da pastagem

06/03/2015 - 16:45

“Onde antes era área degradada e pastava apenas um animal, hoje o aumento na produção de capim possibilita a entrada de três cabeças”, afirma o pecuarista, Gregório Jorge. Há dois anos o produtor rural de Bela Vista implantou em sua propriedade de 420 hectares o Sistema ILP – Integração Lavoura Pecuária, desenvolvido pelo Programa Mais Inovação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O resultado superou a expectativa e foi apresentado na manhã desta sexta-feira (06) em Bela Vista no primeiro dia de campo realizado pelo programa.

O método que diversifica culturas aumenta a quantidade de nitrogênio no solo e contribui com a recuperação de pastagens em curto prazo. Na propriedade do Sr. Gregório foram plantados 10 hectares de milho destinados para silagem do gado. No segundo ano foi a vez da soja. O grão, semeado em 20 hectares da propriedade, oxigenou o solo com o método São Mateus, técnica que consiste em manter capim seco na superfície do terreno que evita a entrada excessiva de sol.

A equipe técnica do programa faz uma avaliação da propriedade e a partir do diagnóstico é possível detectar qual a melhor estratégia para aumentar produtividade, garantir lucros e realizar ações sustentáveis. “No caso do Sr. Gregório o consórcio de agricultura e pecuária foi o mais indicado. Mas cada situação precisa ser analisada individualmente. O objetivo é utilizar técnicas sustentáveis, reduzir custos de produção e obter retorno rápido”, explica o técnico do Senar/MS – Leandro de Souza Machado.

“Os técnicos oferecem ao produtor rural alternativas inovadoras de gestão e produção, levando em consideração as particularidades da propriedade e região e os objetivos almejados. O foco é sempre no resultado”, explica o superintendente regional do Senar, Rogério Beretta.

Além do superintendente do Senar/MS, participam do dia de campo em Bela Vista o presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, e o diretor secretário da entidade, Ruy Fachinni, a equipe técnica do programa e produtores rurais da região.

O programa Mais Inovação nasceu em 2012 e atualmente atende 159 produtores rurais em 13 municípios do Estado. Durante o ano são realizadas atividades externas para demonstrações práticas das técnicas utilizadas em algumas das propriedades rurais que apresentaram resultados satisfatórios.

Navegação de Post