Skip directly to content

Centro de Excelência e ABCZ realizam curso de férias sobre escrituração zootécnica e software de gestão da propriedade

Centro de Excelência e ABCZ realizam curso de férias sobre escrituração zootécnica e software de gestão da propriedade

12/07/2019 - 14:00

Em parceria com a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu –, o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – realiza nessa semana um curso de férias voltado à escrituração zootécnica e software de gestão. Com 50 vagas abertas, a ação está com fila de espera entre os alunos interessados nos ensinamentos.

“Em dias atuais uma boa escrituração zootécnica e uma organização dos dados, permitem melhor acompanhamento dos indicadores do rebanho e uma tomada de decisão muito mais rápida na propriedade. É uma importante capacitação realizada em parceria com a ABCZ que os nossos alunos estão tendo a oportunidade de realizar”, comentou Francisco Paredes, diretor do Centro de Excelência.

Conforme o gerente do escritório técnico regional da ABCZ em Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia, o mercado de escrituração voltado aos rebanhos P.O. tem crescido e é uma oportunidade para os alunos do Centro de Excelência.

“Passamos primeiro o curso de iniciação e escrituração zootécnica. Como eles não tem uma base de como funciona essa escrituração zootécnica para a ABCZ e para animais registrados, optamos fazer essa parte primeiro para dar uma base teórica de toda coleta de dados dos animais até chegar no banco de dados da ABCZ. Em seguida entramos especificamente no software, explicando como funciona. O mercado de escrituração zootécnica para rebanhos P.O. tem crescido. E obviamente os produtores tem diversificado as atividades nas fazendas e acabam precisando de mão de obra capacitada. Quando conhecemos o Centro de Excelência e toda sua estrutura, já fizemos uma parceria para capacitação desses alunos e que possam sair daqui habilitados a prestarem serviço nessa área”, detalhou.

Para as alunas Graziele Dutra e Geisebel Gomes, o curso trará uma experiência diferenciada que agregará ao conteúdo repassado durante as aulas no Centro de Excelência.

“Acho bom pelo fato de conseguirmos entender a organização da propriedade e não só o manejo dos animais. Entendemos na teoria como funciona aqui no Centro de Excelência, agora no curso conseguimos entender melhor a questão das raças”, disse Graziele.

“Está sendo uma forma mais fácil de ver o que a gente já tinha visto nas aulas. Estão nos passando na prática como usar o aplicativo também, de como vai ser na hora de trabalhar com isso”, detalhou Geizebel.

Após a primeira aula de escrituração, duas assistentes de suporte da ABCZ, que vieram de Uberaba (MG), apresentaram o software ‘Produz’ da associação.

“É um software para gerenciamento da propriedade, auxilia no manuseio. O que estou passando para os alunos é a importância que um programa tem no auxílio e principalmente nos relatórios dos animais, podendo trabalhar tanto online, quanto off-line”, detalhou Nara Ferreira.

Essa é a primeira vez que alunos e futuros profissionais do campo recebem treinamento para utilizar o sistema. “Até então só passávamos o curso para quem comprou o programa e que queria aprender a mexer. E agora, pela primeira vez, estamos apresentando para uma geração nova, que vai poder utilizar essa ferramenta futuramente e que terão uma bagagem e entendimento melhor de que existe uma plataforma que pode facilitar o manejo. Estamos preparando o profissional do futuro, que são os alunos do Centro de Excelência. Eles vão sair daqui prontos para o trabalho no campo”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Leandro Abreu