Certificação do Senar/MS e premiação do Agrinho são destaques em Deodápolis
Certificação do Senar/MS e premiação do Agrinho são destaques em Deodápolis
O ano foi bom para o município de Deodápolis. Com uma procura maior de cursos o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Deodápolis, capacitou aproximadamente 300 pessoas em 26 cursos ofertados pela entidade. A cerimônia de certificação, que aconteceu nesta quinta-feira (08), também foi para entrega da premiação dos alunos que se destacaram no Agrinho, maior iniciativa de responsabilidade social do Senar/MS.
No discurso, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, falou da importância dos parceiros na realização de cursos. “Faço questão de destacar a relação direta que as parcerias possuem com os números alcançados pelo Senar/MS e a necessidade da manutenção deste trabalho que acontece de forma alinhada. Os cursos ofertados gratuitamente atendem as inúmeras atividades ligadas ao setor agropecuário e fomentam o setor agropecuário do estado”.
Sobre os dois momentos, o presidente do Sindicato Rural de Deodápolis, Paulo Cardin, destacou. “Eu quero aqui agradecer e destacar a participação de cada pessoa que buscou nos cursos o conhecimento necessário para o melhor desempenho. Quero também parabenizar os estudantes que se empenharam durante o ano letivo com o Agrinho, programa que resgata a ligação entre o campo e a nossa economia, mostrando de forma muito singular a importância deste setor para a manutenção de nossa sociedade”.
A estudante premiada pelo Agrinho foi Ana Caroline. Ela cursa o 7º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Edwvirges Coelho Derzi, e conquistou o 2º lugar na categoria redação. “Toda iniciativa que envolve criança, envolve também o nosso futuro. É por isso a importância de fazer com que o Agrinho alcance cada vez mais alunos e seja ano após ano, ainda melhor”, acrescenta Saito.
Diferente de 2015, quando a maior procura era por atendimento de promoção social, neste ano, os produtores rurais foram para as salas de aula em busca de conhecimento. “A demanda de cursos para 2016 surpreendeu. Posso dizer que metade das pessoas capacitadas foi de produtores rurais que procuravam melhorar a atividades agrícolas e pecuárias”, explica Vanessa de Freitas mobilizadora de Deodápolis.
Também participaram do evento, o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan; a diretora secretária do Sistema e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, além do Prefeito eleito, Valdir Sartor e de outras lideranças rurais e políticas da região.