Cinco cidades de MS recebem ações de saúde gratuitas voltadas à população rural em agosto
Cinco cidades de MS recebem ações de saúde gratuitas voltadas à população rural em agosto

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Saúde, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural reforça o cuidado com quem vive no campo. A iniciativa do Senar/MS, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais e as secretarias municipais de saúde, chega neste mês a Iguatemi, Aquidauana, Deodápolis, Bela Vista e Batayporã, com atendimentos e exames gratuitos.
Criado para ampliar o acesso da população rural à saúde especializada, o programa realizou, até o momento, mais de 8 mil procedimentos em 2025 e atendeu 5.689 em diferentes regiões do estado. Entre os serviços oferecidos estão testes de PSA, exame do toque retal, preventivo, exames oftalmológicos de acuidade visual e coleta de biópsia de pele.
Os atendimentos acontecem aos sábados, com a estrutura médica sendo montada nos municípios que recebem a caravana naquela semana. A equipe é composta por profissionais de urologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria e clínico geral, oferecendo consultas e orientações com foco na prevenção.
Confira a agenda completa do mês:
- 02/08 – Iguatemi
- 09/08 – Aquidauana
- 16/08 – Deodápolis
- 23/08 – Bela Vista
- 30/08 – Batayporã
O Saúde do Homem e da Mulher Rural é também uma oportunidade de identificar casos suspeitos de câncer que, muitas vezes, passariam despercebidos. Somente neste ano, mais de 236 pacientes foram encaminhados para investigação nos municípios, uma ação que contribui diretamente para o diagnóstico precoce da doença.
Além disso, o procedimento de biópsia de pele, que passou a integrar o programa neste ano, já foi realizado por 47 pacientes que haviam sido atendidos anteriormente pela equipe de dermatologia. A ação tem como objetivo identificar possíveis lesões com potencial cancerígeno.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Mato Grosso do Sul registrou a estimativa de mais de 6.700 novos casos de câncer em 2023. Para o controle da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ações de prevenção, detecção precoce e acesso ao tratamento. Entre elas, a detecção precoce tem papel central, já que quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as chances de cura.
Em 2025, a expectativa é de que o programa tenha 39 edições até o fim do ano. Para participar, os interessados devem procurar o Sindicato Rural ou a unidade de saúde local e verificar os critérios de agendamento.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Pâmela Machado