Skip directly to content

Circuito Pecuário 2017: especialista traça desafios e perspectivas da pecuária de corte nacional

Circuito Pecuário 2017: especialista traça desafios e perspectivas da pecuária de corte nacional

05/07/2017 - 17:00

O município de Coxim, localizado a 215 quilômetros de Campo Grande, recebe neste sábado (8) o primeiro Circuito Pecuário – Sistema Famasul de 2017.

O evento, que é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Coxim e recebe o apoio do Sebrae, tem como proposta difundir conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos aos produtores que atuam na bovinocultura de corte de Mato Grosso do Sul.

A primeira edição do ano traz como palestrante o diretor diretor-fundador da Scot Consultoria, Alcides de Moura Torres, especialista em consultoria das principais cadeias produtivas nacionais e presidente da Associação dos Profissionais para a Pecuária Sustentável.

Em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, Torres discutirá com os participantes o tema ‘Desafios e Perspectivas para a Pecuária de Corte em meio às instabilidades de 2017’.

“Nosso objetivo é apresentar um histórico recente dos preços de boi e bezerros, avaliar o comportamento e impactos registrados neste período e demonstrar como o produtor pode realizar uma análise comparativa de custos e receitas na atividade”, argumenta.

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, pontua que o Circuito Pecuário já passou por Camapuã, Paranaíba, Nova Andradina, Corumbá e Campo Grande. A 6ª edição em Coxim reforça a proposta do projeto que é potencializar a informação nas principais regiões produtoras de pecuária do Estado.

“A escolha dos municípios é estratégica, pois, atende regiões com melhor performance em pecuária de corte de Mato Grosso do Sul. Com uma experiência de mais de 20 anos nesse mercado, Torres, que esteve conosco no Circuito realizado em Paranaíba, em 2016, auxiliará os participantes a avaliar os desafios, mensurar os riscos e, principalmente, a identificar as alternativas na atividade”, observa Saito.

Cenário regional – para o consultor do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, a experiência do palestrante é fundamental para esclarecer os empresários rurais, sobre a necessidade de refletir a gestão do negócio diante do atual cenário econômico.

O médico veterinário detalha que o Sistema Famasul e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural intensificaram as ações, com intuito de oferecer aos produtores rurais do estado, oportunidades de conhecimento e transferência de tecnologia. “Os cursos do Senar atendem à demanda dos sindicatos rurais associados, oferecendo treinamento e qualificação. Outro diferencial são os programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, que recomendam mudanças técnicas e gerenciais da atividade rural”.

Currículo do palestrante – Alcides de Moura Torres Júnior possui formação de engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, é diretor-fundador da Scot Consultoria. Analista e consultor de mercado, com atuação nas áreas da cadeia de pecuária de corte, de leite, ovinos, grãos e insumos agropecuários. É palestrante, facilitador e moderador de eventos conectados ao agronegócio. É presidente da Associação dos Profissionais para a Pecuária Sustentável, Membro de Conselho Consultivo de empresas do setor e coordenador das ações gerais da Scot Consultoria.

Serviço:

O 1º Circuito Pecuário – Sistema Famasul 2017 acontece no dia 8 de julho, das 9h às 11h30, no Sindicato Rural de Coxim, que fica no Parque de Exposições Carlos Simão Introvini, em Coxim.

Interessados em participar já podem confirmar presença. Clique aqui:

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Aline Oliveira