Circuito Pecuário: Abates bovinos em Nova Andradina recuam em 2016
Circuito Pecuário: Abates bovinos em Nova Andradina recuam em 2016
Dados disponibilizados pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS mostram que os abates bovinos em Nova Andradina vem recuando ao longo dos anos. O município será sede do Circuito Pecuário Sistema Famasul, no dia 1º de junho, a partir das 19h, na tatersal do Parque de Exposições Henrique Martins.
Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o evento abordará as principais informações sobre a pecuária de corte. Segundo os dados da Federação, no primeiro quadrimestre deste ano foram abatidas, em Nova Andradina, 95,9 mil cabeças de bovinos, volume que é 15,6% inferior que as 113,5 mil cabeças abatidas em 2015. Além disso, os abates deste ano são 31,3% menores que as 139,5 mil unidades registradas há dois anos.
“O cenário verificado em Nova Andradina, onde a pecuária é uma das principais atividades econômicas, é reflexo do que estamos vendo em Mato Grosso do Sul e no Brasil, onde há uma redução de oferta”, reforça a gestora do Departamento de economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas.
Apenas em abril deste ano, o volume de abates de bovinos em Nova Andradina atingiu 25,7 mil unidades, sendo este o segundo menor patamar do ano. Entretanto em relação a março de 2016, quando os abates somaram aproximadamente 17 mil unidades, o incremento é 52%.
Para Adriana, o Circuito reforçará a importância da informação para a tomada de decisão dos produtores da região. “Atualmente temos muito acesso a notícias de mercado, em vários veículos de comunicação, mas nem sempre são confiáveis. Para que o produtor não corra risco de, baseado em dados imprecisos, tomar decisões equivocadas para o seu negócio é que eventos como este são de valiosa relevância”.
Sobre o evento – Nova Andradina será sede do Circuito Pecuário Famasul, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pelo Sindicato Rural do município, além do apoio de várias instituições públicas e privadas. Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o evento acontecerá no dia 1º de junho, na tatersal do Parque de Exposições Henrique Martins.