Skip directly to content

Circuito Pecuário do Sistema Famasul: Saito destaca desenvolvimento sustentável do setor

Circuito Pecuário do Sistema Famasul: Saito destaca desenvolvimento sustentável do setor

08/06/2019 - 16:00

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, e o diretor-tesoureiro da instituição, Marcelo Bertoni, participaram da 1ª edição da Agripesi - Feira Norte MS, nesse sábado (08), em São Gabriel do Oeste.

 O Circuito Pecuário, projeto do Senar/MS, fez parte da programação com palestras sobre os temas: agricultura, integração e bovinocultura de corte.

 “A organização e o empreendedorismo apresentados na feira demonstram a preocupação do setor em inovar, fazer adoção de novas tecnologias e alcançar patamares ainda maiores em produtividade, com sustentabilidade, levando em consideração essa região de grande potencial no agro. Parabenizo o Renê Miranda, idealizador do evento, que incentiva a realização de negócios e permitiu que o Circuito Pecuário estivesse na agenda de ações do evento”, comenta. 

Circuito Pecuário

Pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, foram destacadas as inovações tecnológicas em bovinocultura de corte, conforme explica o coordenador, Nivaldo Passos. “O produtor precisa entender qual tecnologia ele necessita inserir na propriedade para diferenciar o ‘ótimo econômico’ do ‘ótimo produtivo”.

O coordenador do programa Soja Plus do Senar/MS, Raul Roa, ministrou palestra sobre gestão socioambiental, estrutural e trabalhista. "Os produtores interessados podem procurar o sindicato rural do seu município, que acionam a instituição. O programa é iniciado com uma oficina e em seguida já começam as visitas que acontecem por dois anos. O atendimento é gratuito”, esclarece. 

Sobre o Granja Plus, iniciativa implantada recentemente no estado, a coordenadora do programa falou sobre o mercado para avicultura e suinocultura e a importância de melhorias contínuas na propriedade. “Cerca de 60% do farelo de soja do Brasil é exportado pra Europa. Para empresas muito exigentes, que demandam qualidade. E as ações do Granja Plus são foçadas nessa excelência de produção".

Segundo o vereador, Vagner Trindade, o evento tem importância para o setor. “São Gabriel do Oeste é um município que não tinha realizado nenhum empreendimento de grande porte como este. A região norte está sendo valorizada, e os produtores da nossa cidade são assistidos pela agropecuária no nosso município”.

Para o produtor rural, Ronaldo Guimarães, o circuito é uma novidade. “Eu acho que este movimento vai ganhar muito espaço com o passar dos anos. É uma inovação, muitos proprietários estão aqui hoje. É um incentivo para nossa categoria expor suas produções. Então é uma ação que só tem a agregar”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul