Skip directly to content

Circuito Pecuário e V Fórum Pnefa marcam agenda da bovinocultura de corte em outubro

Agenda Pecuária

Circuito Pecuário e V Fórum Pnefa marcam agenda da bovinocultura de corte em outubro

Eventos realizados pelo Sistema Famasul demonstram potencial da cadeia produtiva em MS.
12/10/2022 - 07:00

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, em 14 de outubro, destacamos dois importantes eventos da cadeia produtiva previstos para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. Organizados pela Famasul e pelo Senar/MS, o Circuito Pecuário – Pecuária Saudável e Sustentável, e o V Fórum PNEFA-MS são temas da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (12).

“São eventos já consolidados no calendário da agropecuária, que demonstram o potencial da atividade no estado, seja na bovinocultura de corte, seja em outras importantes cadeias produtivas, como de leite, suínos, aves e ovinos”, diz o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

No dia 21, a partir das 8h (MS), o município de Coxim, distante 280 quilômetros de Campo Grande, recebe o Circuito Pecuário. Com apoio do Sindicato Rural de Pedro Gomes e do Instituto Taquari Vivo, o evento é voltado para produtores rurais, profissionais da área técnica e comunidade acadêmica.

A primeira palestra será “Desafios de conservação do solo, produção de pastagens e planejamento forrageiro para seca em solos arenosos”, com o diretor do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe. Na sequência é a vez do gerente técnico do Senar/MS, José Pádua, com o tema ‘Avanços e perspectivas sanitárias para a pecuária de MS’ e, para encerrar, o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, Fabiano Pessatti, com uma ‘Análise comparativa de resultados na Bovinocultura de Corte’.

Esta é a terceira edição do circuito que já percorreu os municípios de Camapuã e Paranaíba.  

O evento é gratuito e acontece no salão de eventos do Sindicato Rural de Coxim.

PNEFA 2022 - Ações estratégicas para a retirada da vacinação contra Febre Aftosa em Mato Grosso do Sul estão no foco dos debates do V Fórum PNEFA-MS (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa no estado). 

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, ministra a palestra ‘Os desafios e oportunidades do setor produtivo na evolução da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação’.

“Esta é mais uma agenda que cumpre com o cronograma de execução instituído pelo Mapa, que visa desenvolver ações estratégias voltadas à retirada da vacinação contra febre aftosa no estado, o que vai possibilitar a abertura de novos mercados, o que vai trazer avanços não somente para a pecuária de corte, mas também para cadeias produtivas como suinocultura, avicultura, ovinocultura, cada vez mais crescentes”, reforçou Bertoni.

Nomes como Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, e Celso Martins, superintendente da SFA, estão na programação.

O evento ainda está sem data confirmada, mas é uma realização Senar/MS, a Famasul e do Comitê Gestor, com apoio da Iagro, Semagro e Mapa, são organizadores do evento, voltado a produtores rurais e profissionais da área. Inscrições gratuitas podem ser feitas no link.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque