Skip directly to content

CNA e Federações do Centro-Oeste lançam Bienal da Agricultura 2015

CNA e Federações do Centro-Oeste lançam Bienal da Agricultura 2015

13/07/2015 - 17:00

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as Federações da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul lançam na próxima quinta-feira (16/07) a 3ª edição da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, na sede da CNA, em Brasília. O lançamento acontece durante o Seminário – ABC Cerrado, com a presença de produtores e trabalhadores rurais, técnicos de cooperativas, sindicatos, associações, entidades ligadas ao setor agropecuário, além de alunos e professores de cursos de ciências agrárias. O seminário vai apresentar o projeto ABC Cerrado e desmistificar a agricultura de baixo carbono.

A Bienal da Agricultura é promovida a cada dois anos, nas capitais dos estados da região Centro-Oeste, organizada conjuntamente pelas Federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), de Mato Grosso (Famato), de Goiás (Faeg) e do Distrito Federal (Fape-DF). Esta edição acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). Nesta edição, a Bienal vai debater quatro eixos centrais, considerados gargalos do setor agrícola: competitividade; pesquisa, ciência e tecnologia; climatologia e mão de obra.

A agricultura da região Centro-Oeste se destaca no cenário nacional devido aos investimentos em tecnologias na lavoura e à profissionalização do produtor  e do trabalhador rural. Informações divulgadas pelo Conab – Companhia Nacional de Abastecimento apontam que a região é responsável por 48,5% da produção nacional de soja, uma das principais commodities do agronegócio brasileira.

A produção regional cresceu 69,8% em dez anos, saindo de 24,6 milhões de toneladas em 2004 para 41,8 milhões de toneladas na safra 2013/14. Informações divulgadas pela Secex – Secretaria do Comércio Exterior confirmam que as exportações do setor triplicaram no mesmo período, passando de US$ 1,6 bilhão para US$ 5 bilhões.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, a Bienal amplia a visibilidade dos estados que compõem a região central do país. “O Centro-Oeste é um dos celeiros de grãos do país. Além de evidenciar esse cenário, o evento proporciona o debate dos temas mais emergentes para o setor”, avalia o dirigente.

Durante a Bienal, a Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais premiará os quatro produtores de soja de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul que apresentaram a melhor performance no  Soja Plus, programa voltado para a gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira. O 5º Seminário Nacional Soja Plus 2015 também terá lugar durante o evento. Outro ponto alto é a realização de um encontro focado na imprensa regional, o Simpósio de Jornalismo Agropecuário: inovação e sustentabilidade no campo, com o jornalista Fernando Barros.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.

Sobre o projeto ABC Cerrado – A iniciativa, que conta com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial – dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente. O Senar desenvolve o Projeto ABC Cerrado, em parceria com o Ministério da Agricultura e Embrapa. 

Programação do lançamento da Bienal da Agricultura 2015 e do Seminário ABC Cerrado

08:30 às 09:00-  Abertura com o Presidente da FAPE/DF, Renato Simplício

09:00 às 09:15- Superintendente do Senar /DF  Ivo Jacó

09:15 às 10:15- Apresentação da Bienal dos Negócios da  Agricultura Brasil Central,   Rogério Tomithão Beretta, do Senar/MS

10:15 às 10:30 – Coffe break

10:30 às 11:30  – Apresentação do Projeto ABC Cerrado

11:20 – Debate

12:00 – Encerramento

 

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul e CNA