Skip directly to content

Com assistência técnica para seringueiros, Senar quer elevar produção de látex no MS

Com assistência técnica para seringueiros, Senar quer elevar produção de látex no MS

22/05/2015 - 14:45

Enquanto o Brasil teve crescimento de 79% na produção de borracha (látex coagulado) entre 2005 e 2013, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 97%, pulando de 1.105 para 2.178 toneladas extraídas no mesmo período. Os dados constam na publicação de Produção Agrícola Municipal de 2013, a última divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com informações sobre o segmento.

Com objetivo de incentivar o cultivo da seringueira e a produção de látex, o programa Mais Floresta do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural iniciou no último dia 18 o atendimento, por meio de um programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, para produtores do município de Aparecida do Taboado que trabalham com a heveicultura (cultivo de seringueiras). A orientação começa com a escolha de mudas para plantio, passando pelo manejo, controle de doenças e pragas, até a extração e orientação na venda do produto.

O responsável pelo atendimento é o instrutor e técnico em heveicultura, Ramiro Juliano da Silva, que há 20 anos atua no setor. Iniciado em 2012 no Estado, o programa se estenderá ainda para a produção de eucalipto e mogno. “A partir de palestras e workshops realizados pelo Programa Mais Floresta, os produtores de Aparecida do Taboado iniciaram o plantio em 2008. Alguns já devem iniciar a extração e outros o farão a partir do 6º ano. “Nosso objetivo é incentivar outras áreas da silvicultura, que foi fortemente estimulada pela produção de eucalipto no Estado, que já ultrapassou 850 mil hectares”, detalha Silva.

Silva ressalta que para iniciar o plantio convencional de seringueiras é necessária uma área mínima de três a seis hectares, visto que cada hectare comporta 500 mudas plantadas. “A produção inicial é de 200 gramas de látex por árvore/mês, no entanto, com os cuidados necessários pode chegar a um quilo por planta/mês. Por isso, a metodologia do Senar é promover a assistência técnica de pequenos e médios produtores, definindo uma área a partir de cinco hectares. Com esta área, o produtor poderá plantar 2,5 mil plantas, ao chegar no período de extração do látex, no 6º ano após o plantio, realizando a sangria em dez meses do ano, poderá extrair até 25 toneladas de borracha por ano, haja vista que em dois meses do inverno não ocorre sangria. Atualmente a borracha natural está cotada a cerca de dois reais o quilo”, acrescenta.

O plantio de seringueiras pode ajudar a suprir a necessidade de reserva legal, conforme prevê o novo Código Florestal Brasileiro. Se consorciada com plantas nativas da região, poderá ser utilizada na recomposição da reserva legal em propriedades rurais. O instrutor do Senar argumenta que com o manejo correto, a atividade pode ser considerada uma poupança do futuro. “O investimento inicial é considerado alto, podendo chegar a R$ 20 mil por hectare ao longo dos sete primeiros anos, sendo que o investimento maior ocorre no primeiro ano, entretanto, quando a árvore atinge o período de extração demonstra o diferencial, pois pode continuar produtiva por mais de 30 anos”, conclui.

O município sul-mato-grossense com maior índice de plantio da seringueira é Cassilândia, região norte do Estado, em razão da instalação da empresa Cautex Florestal, em 2007. Com um programa tecnificado, a empresa promoveu o plantio de mais de 11 milhões de mudas de seringueiras nos últimos sete anos, segundo o diretor, Getúlio Ferreira. “Com apoio de entidades públicas e privadas garantimos o plantio de 23 mil hectares de árvores e a partir de agosto iniciaremos a extração da borracha. Acreditamos que com a produção, teremos muitas famílias se mudando para cá em busca de renda com esta atividade econômica”, salienta.

Na avaliação de Ferreira, a extração de borracha ainda é um segmento que necessita de incentivos, visto que o país produz atualmente 150 mil toneladas, quando o ideal seria atingir mais de 400 mil. “Apoiamos a iniciativa do programa oferecido pelo Senar por avaliarmos que o pequeno e médio produtor tem de ser informado e amparado para investirem em seringais. As condições climáticas e do solo são perfeitas na maioria das regiões, com exceção do pantanal e do sul do Estado”, acrescentou. No entanto, o diretor lamenta o gargalo da falta de mão de obra disponível em qualidade e quantidade, o que resulta na contratação de trabalhadores de outros estados.