Skip directly to content

Com educação e diversão, Programa Agrinho transforma rotina de crianças e familiares de MS

Com educação e diversão, Programa Agrinho transforma rotina de crianças e familiares de MS

06/03/2020 - 08:00

Os ensinamentos que crianças e adolescentes recebem por meio do Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar/MS, vão muito além da sala de aula. Cuidados com o meio ambiente, alimentação saudável e a produção sustentável, amplamente difundidos pela iniciativa, refletem na rotina de toda uma comunidade. Foi o que aconteceu no município de Guia Lopes da Laguna – destaque da série ‘Transformando Vidas’ desta semana.

Na Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, contemplada pelo programa desde 2015, é nítida a transformação no comportamento dos mais de 2 mil alunos participantes.

Na residência de Neide Oliveira até uma horta foi implantada pelo filho de 8 anos. “Com o Agrinho, ele começou a ter mais amor pelas plantas e passou a cultivar o alimento para nossas refeições. Antes ele gostava muito de salgadinhos e agora só escolhe comida natural e sem conservantes”, relata.

 “O programa influenciou muito na alimentação saudável do meu filho. Antes, ele comia muito mais bolachas recheadas, por exemplo. Hoje, ele se nega a comer essas coisas no intervalo da escola”, comentou Maria Alice Carvalho. “Em casa, nós, pais, também mudamos nossos hábitos, pois temos que dar exemplo. Transformou a vida dele e de toda família”, completa a mãe.

Outro tema debatido nas escolas com o Agrinho é a atenção com o meio ambiente, como evitar o desperdício de água e a importância do reflorestamento.

“Ele aprende na escola esses cuidados e, em casa, cobra de todos nós atitudes simples como fechar a torneira, por exemplo. Ajuda a natureza e o nosso bolso, o que é muito bom para toda a família”, ressalta Maria Alice.

Já para Paulo Sakamoto, que acompanha o neto de 8 anos na escola, é fundamental que iniciativas como o Agrinho tenham continuidade. “É interessante que esse tipo de programa continue na escola, para que nossos pequenos tenham sempre esse incentivo e desenvolvam atividades diversas em casa”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações na sociedade.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui! Você pode conhecer muito mais sobre o Senar/MS. Basta acessar o link.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu