Skip directly to content

Com mais de mil toneladas de mel produzidas ao ano, MS tem potencial produtivo para investimento no setor

Com mais de mil toneladas de mel produzidas ao ano, MS tem potencial produtivo para investimento no setor

04/03/2019 - 07:45

Mato Grosso do Sul tem uma vegetação nativa abundante e um flora rica que permite uma produção apícola eficiente. Dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas revelam que o setor produziu mais de mil toneladas, acumulando um crescimento de 41% em 6 anos.

O tema é destaque da editoria ‘Mercado Agropecuário’ revela ainda que a apicultura oferece ao produtor rural sul-mato-grossense uma oportunidade de diversificação.

Para o instrutor do Senar/MS, Gustavo Bijus, a tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias, com baixo custo e com um bom gerenciamento”. “O apicultor deve buscar novas técnicas e equipamentos que tornem a atividade mais tecnificada e com ganhos para todos”. Para o especialista, o consumo ainda é pequeno devido aos preços elevados do produto.

Segundo informações do IBGE, Três Lagoas com 160 toneladas de produção de mel é o maior produtor do estado, seguido de Brasilândia, com 120 toneladas e Chapadão do Sul, com 85 toneladas. Mato Grosso do Sul é o 11º maior produtor do País.

Sobre o potencial no estado, Bijus acrescenta ainda: “Temos, aqui, as floradas do Cerrado, do Pantanal,  da Mata Atlântica, de lavouras como o girassol, a canola e o nabo forrageiro. O eucalipto na região leste também é uma grata surpresa na produção de mel no Estado”.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as segundas-feiras uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito.