Skip directly to content

Com mercado de apicultura aquecido, Senar/MS oferece curso de produção de própolis

Com mercado de apicultura aquecido, Senar/MS oferece curso de produção de própolis

Ao todo, são 50 capacitações gratuitas na cadeia de apicultura
17/08/2022 - 09:30

Na estação mais fria do ano, a mudança de temperatura pode trazer sérios riscos para saúde. As alternativas naturais para combater ou auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, por exemplo, aquece a produção nos campos. É o caso da própolis, uma opção a mais para o apicultor. E para diversificar essa produção, tem capacitação gratuita oferecida pelo Senar/MS. Esse é o assunto da semana na editoria #EducaçãoNoCampo.

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e casca de plantas. A produção é natural e varia de acordo com o clima, a vegetação e a genética da população. Nas aulas do curso “Produção de Própolis” é possível aprender o passo a passo até a fabricação do extrato de própolis e, ainda, quais resultados o apicultor pode ter ao apostar nessa diversificação.

“Além da ampliação da gama de produtos, a comercialização da própolis e seus derivados pode gerar aumento no faturamento da propriedade e no lucro no bolso do apicultor”, explica o instrutor do Senar/MS, Pedro Santos.

A capacitação teve sua primeira turma no ano passado, em Miranda, com 16 alunos e neste ano, disponibiliza mais 10 vagas em Nova Andradina e outras 10 em Eldorado. No total as aulas terão duração de 16 horas, divididas entre os dias 19 e 20 de setembro. Para participar é preciso ter concluído o curso de "Apicultura Básica" ou ter experiência em biologia das abelhas Apis Mellifera.

Para mais informações sobre a capacitação ou solicitar o curso no seu município, entre em contato do Sindicato Rural da sua cidade. O curso “Produção de Própolis” é um dos 50 tipos de capacitação oferecidos gratuitamente pelo Senar/MS ao apicultor. Para conhecer as outras opções de capacitação em apicultura, acesse aqui.

 

Próximas turmas para o curso “Produção de Própolis”:

NOVA ANDRADINA

Período: 19/09 até 20/09

Local: INSTITUTO FEDERAL

Telefone: (67) 9668-5917

 

ELDORADO

Período: 26/09 até 27/09

Local: SINDICATO RURAL

Telefone: (67) 3473-1191

 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado